Atividades Números Ordinais 1º ano Ensino Fundamental

Os números ordinais são tipos de numerais utilizados para indicar uma ordem ou hierarquia numa dada sequência. Ou seja, eles indicam a posição ou lugar que algo ou alguém ocupa numa série ou conjunto.

São muito utilizados em competições esportivas, para indicar andares de edifícios, tópicos de uma lista, as partes de algo, artigos de lei, decretos, capítulos de obra, indicação de séculos, dentre outros.

Da mesma maneira que os números cardinais, os ordinais são termos que variam em gênero (feminino e masculino) e número (singular e plural), por exemplo: primeiro, primeira; primeiros, primeiras.

Veja Também: Cadernos – Avaliação Diagnóstica

Além dos numerais cardinais (um, dois, três, etc.) e ordinais (primeiro, segundo, terceiro, etc.), os numerais são classificados em: coletivos (dúzia, dezena, centena, etc.), fracionários (metade, um terço, um quarto, etc.) e multiplicativos (dobro, triplo, quádruplo, etc.).

Note que na língua portuguesa um numeral é uma classe de palavras formadas por substantivos que, por vezes, desempenham o papel de adjetivo, por exemplo: Ele é muito dez (indica uma pessoa muito legal); Fiz a lasanha com carne de primeira (indica a melhor carne).

Para entender melhor sobre os números ordinais, preparamos as melhores e mais completas atividades educativas gratuitas indicadas a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Para ter acesso a estes exercícios, confira o link a seguir: