.

.

Lúdico: Oficina de Jogos e brincadeiras

Material: latas e tampas

Objetivos:
•Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motor, percepção tátil, visual e auditiva.
•Promover a socialização e alegria

Interdisciplinaridades possíveis: Linguagem, Arte, Movimento, Matemática, Música.

Conteúdos indicados: geometria, trajetória, força, volume, espaço geográfico, corpo humano, equilíbrio, esquema corporal, memória, noção temporal, noção de lateralidade.

Valores e Atitudes Possíveis: Atenção, concentração, persistência, paciência, autocontrole, autoconfiança, respeito às regras,respeito as diferenças, prudência, consciência corporal, espírito de equipe.

Atividades:

1 – Boliche

Os educandos com a ajuda da professora fazem montes de latas, recebem uma bola e de um determinado local tentam acertar e derrubar a pilha de latas rolando a bola.

2 – Estafetas de bastões e latas

Os alunos em fila, o primeiro com dois bastões e uma lata, um em casa mão para empurrar a lata que está no chão, devendo levá-los a um ponto predeterminado. Após ter ido e voltado, entrega ao segundo da fila, continuando o jogo até que todos tenham participado, a coluna que terminar primeiro vence.

3 – Estafetas de encher latas

O professor previamente colocará em uma das extremidades do espaço uma lata vazia para casa grupo de participantes. Todas as latas deverão ser idênticas. No meio do espaço, colocará um balde contendo água até sua metade (ou vários). Os participantes estarão divididos em grupos. Cada grupo formará uma coluna, correrá até o balde e encherá o sua lata pequena, correndo até a lata que está vazia, despejando a água sem usar a outra mão (a que não segura o copo).feito isso, voltará para sua coluna. Ao passar por seu colega, deverá tocá-lo e este partirá, repetindo as atitudes do anterior. Vencerá a equipe que terminar primeiro.
4 – Lata Barulhenta

A uma distancia de da linha de saída coloca-se três cadeiras, uma distante da outra.
Ao sinal do professor, a primeira criança da fila sai chutando a lata com os pés, passa-a por trás da primeira cadeira, passa por baixo da segunda cadeira e dá uma volta na terceira cadeira, voltando pelo mesmo percurso até a linha de saída conduzindo a lata e entregando ao amigo da fila.

5 - Pé de lata

O professora fará dois furos no fundo de duas latas de tamanhos iguais e prenderá o barbante, de modo que dê altura aos braços da criança.
O aluno terá que se equilibrar sobre as latas e cumprir um percurso.

6 – Ache o par

A) percepção tátil: o professor confeccionará pares de latas com diferentes texturas e da mesma cor, os alunos deverão encontrar o par correto por meio do tátil.

B) percepção auditiva: o professor confeccionará pares de latas com diferentes sons e da mesma cor, os alunos deverão encontrar o par correto distinguindo o som.

7 – A boneca de lata

A)Primeiro dançar a música fazendo os movimentos pedidos.
B)Incentivar as crianças a construírem sua própria boneca. (esquema: cabeça: lata de molho ou atum, corpo: lata de leite ou Nescau, pernas e braços barbante e lã para os cabelos)

8 – Escravos de Jô

Ao som da música as crianças terão que por ou tirar o pé de cima da lata.

9 - Percurso

As crianças terão que andar por um percurso feito com a latas e ao comando da professora irão para frente, para trás, pulando, engatinhando, sem encostar nas latas.

10 - Derruba latas

Sobre uma mesa estarão latas vazias de refrigerante formando uma pirâmide. Terá uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe três bolinhas, para fazer três tentativas. Será anotado o número de latas derrubadas em cada tentativa.
11 - Acerte as tampinhas nas latas da mesma cor

Arruma-se as latas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante terá várias tampinhas para fazer tentativas. Vence quem acertar mais tampinhas dentro das latas da mesma cor das tampinhas.

12 – Agrupamento

As crianças terão que verificar quantos grupos de tampinhas da cor de seu time poderão ser agrupadas, de forma que facilite a sua contagem.

13 – Quebra-cabeça

O professor confeccionará um quebra cabeça com figura do corpo humano, os alunos montarão a figura empilhando as latas.

14 – Jogo da memória

O professor confeccionará o jogo com tampas de latas e os alunos brincarão encontrando o par.

15 – Pegar a bola.

O aluno deverá pegar a bola com a lata, que o professor jogará sempre de maneira diferente, ora de um lado, ora de outro, levando o aluno a ter movimentos diferentes.

13 – Bandinha

Cada grupo terá que formar uma banda e apresentar música com ritmos, com instrumentos que confeccionaram anteriormente (chocalhos com diferentes tipos de grãos dentro, pandeiro, latas como tambor, bateria, bumbo com lata de tinta e uma baqueta grande, xilofone com várias latas cada uma com uma quantidade de água, pratos com tampas de panela)

A partir de 1 ano:

1 – Empilhar latas

Os alunos deverão empilhar diferentes latas testando as diversas possibilidades.

2 – Faz de conta

O professor confeccionará com latas para os alunos:
Mesa, cadeira, armário, sofá e carrinhos que enriquecerão o jogo de faz de conta.


1- PUFF QUADRADO

MATERIAL UTILIZADO:
tesoura
32 garrafas de PET (garrafas de refrigerantes da mesma marca)
1 rolo de fita adesiva transparente (fita utilizada para fechar caixas de papelão)
cola branca rótulo azul (cascorez) ou cola de contato (sapateiro)
papelão
espuma de 3cm de espessura
tecido para estofar
MONTAGEM:

1.Retire o rótulo, lave e seque muito bem as 32 garrafas.
2.16 garrafas sem as tampas serão cortadas. Se utilizar garrafas de coca-cola aproveite a marca que a própria garrafa já possui e faça nesta marca o corte, se utilizar outra marca de refrigerante medir da tampa em direção ao meio da garrafa 13 cm, marcar com caneta hidrocor e fazer o corte separando a garrafa em duas partes.
3.Encaixe a parte de cima (com o bico) dentro do corpo da garrafa. O bico deverá encostar no fundo da garrafa. Fazer este processo com as 16 garrafas.
4.As outras 16 garrafas inteiras e tampadas deverão ser encaixadas uma a uma dentro de cada garrafa cortada. Tome o cuidado de fazer a mesma pressão em todas elas para as peças ficarem do mesmo tamanho.
5.Agora chegou a vez de prender as garrafas para formar o pufe. Junte no mesmo sentido duas peças montadas, isto é, bico com bico e prenda-as com a fita adesiva dando 3 voltas na mesma direção. Esta fita deverá ser presa com uma certa pressão, pois assim as garrafas ficarão bem presas. Forma-se então 8 duplas.
6.Juntar novamente as duplas em dois em dois, passar a fita adesiva. Não esqueça de colocar as duplas no mesmo sentido. Feito isto teremos 4 grupos de quatro peças.
7.Coloque um grupo sobre o outro e passe a fita adesiva, fazer este processo até o quarto grupo de garrafas. Está pronta a estrutura.
8.O lado do pufe que ficará no chão é do lado do bico, pois é mais resistente. Para montar o assento utilize o papelão colando-o nas garrafas.
9.Cole sobre o papelão a espuma. Se desejar pode colar também a espuma nas laterais.
10.Por último, faça uma capa com o tecido e encape o pufe. Pode também utilizar juta, courino, jeans, etc.

2- PUFF REDONDO

MATERIAL UTILIZADO:

tesoura
28 garrafas de PET (garrafas de refrigerantes da mesma marca)
1 rolo de fita adesiva transparente (fita utilizada para fechar caixas de papelão)
cola branca rótulo azul (cascorez) ou cola de contato (sapateiro)
papelão
espuma de 3cm de espessura
tecido para estofar

MONTAGEM:

1.Retire o rótulo, lave e seque muito bem as 28 garrafas.
2.14 garrafas sem as tampas serão cortadas. Se utilizar garrafas de coca-cola aproveite a marca que a própria garrafa já possui e faça nesta marca o corte, se utilizar outra marca de refrigerante medir da tampa em direção ao meio da garrafa 13 cm, marcar com caneta hidrocor e fazer o corte separando a garrafa em duas partes.
3.Encaixe a parte de cima (com o bico) dentro do corpo da garrafa. O bico deverá encostar no fundo da garrafa. Fazer este processo com as 14 garrafas.
4.As outras 14 garrafas inteiras e tampadas deverão ser encaixadas uma a uma dentro de cada garrafa cortada. Tome o cuidado de fazer a mesma pressão em todas elas para as peças ficarem do mesmo tamanho.
5.Agora chegou a vez de prender as garrafas para formar o pufe. Junte no mesmo sentido duas peças montadas, isto é, bico com bico e prenda-as com a fita adesiva dando 3 voltas na mesma direção. Esta fita deverá ser presa com uma certa pressão, pois assim as garrafas ficarão bem presas. Formar 2 duplas.
6.Unir estas duas duplas uma em cima da outra prendendo também com a fita. Observe se os bicos estão na mesma direção. Com este procedimento teremos o centro do pufe.
7.Vamos trabalhar agora com uma peça de cada vez. Prender uma peça no centro do pufe dando sempre 3 voltas com a fita adesiva. Ir fazendo este procedimento com as nove garrafas restantes, mas uma de cada vez. Ao final do trabalho teremos o pufe redondo.
8.O lado do pufe que ficará no chão é do lado do bico, pois é mais resistente. Para montar o assento utilize o papelão colando-o nas garrafas.
9.Cole sobre o papelão a espuma. Se desejar pode colar também a espuma nas laterais.
10.Por último, faça uma capa com o tecido e encape o pufe. Pode também utilizar juta, courino, jeans, etc.

3- POLTRONA DE GARRAFA (PET)

MATERIAL UTILIZADO:

tesoura
136 garrafas de PET (garrafas de refrigerantes da mesma marca)
rolo de fita adesiva transparente (fita utilizada para fechar caixas de papelão)
cola branca rótulo azul (cascorez) ou cola de contato (sapateiro)
papelão
espuma de 3cm de espessura
tecido para estofar
MONTAGEM:

1-Retire o rótulo, lave e seque muito bem as 136 garrafas.
2-32 garrafas sem as tampas serão cortadas. Se utilizar garrafas de coca-cola aproveite a marca que a própria garrafa já possui e faça nesta marca o corte, se utilizar outra marca de refrigerante medir da tampa em direção ao meio da garrafa 13 cm, marcar com caneta hidrocor e fazer o corte separando a garrafa em duas partes.
3-Encaixe a parte de cima (com o bico) dentro do corpo da garrafa. O bico deverá encostar no fundo da garrafa. Fazer este processo com as 16 garrafas.
4-As outras 16 garrafas inteiras e tampadas deverão ser encaixadas uma a uma dentro de cada garrafa cortada. Tome o cuidado de fazer a mesma pressão em todas elas para as peças ficarem do mesmo tamanho.
5-Agora chegou a vez de prender as garrafas para formar o assento. Junte no mesmo sentido duas peças montadas, isto é, bico com bico e prenda-as com a fita adesiva dando 3 voltas na mesma direção. Esta fita deverá ser presa com uma certa pressão, pois assim as garrafas ficarão bem presas. Forma-se então 8 duplas.
6-Juntar novamente as duplas em dois em dois, passar a fita adesiva. Não esqueça de colocar as duplas no mesmo sentido. Feito isto teremos 4 grupos de quatro peças.
7-Coloque um grupo sobre o outro e passe a fita adesiva, fazer este processo até o quarto grupo de garrafas. Está pronta a estrutura.
8-O lado do pufe que ficará no chão é do lado do bico, pois é mais resistente.
9-Iremos agora confeccionar os braços da poltrona. Utilizar 40 garrafas limpas e secas, 8 garrafas ficarão inteiras e com as tampas, 32 garrafas deverão ser cortadas. Se utilizar garrafas de coca-cola aproveitar a própria marcação da garrafa e fazer o corte, se for garrafas lisas medir 13cm e cortar.
10-Encaixe a parte de cima (com o bico) dentro do corpo da garrafa. O bico deverá encostar no fundo da garrafa. Fazer este processo com as 32 garrafas.
11-Para montar cada peça, encaixar 4 garrafas cortadas uma dentro da outra e finalizar com uma garrafa inteira. Com este procedimento teremos no final 8 peças que serão os braços (4 para cada lado).
12-Juntar agora duas em duas as peças, prendê-las com a fita.
13-Prender as duplas formando 4 peças. Estão prontos os braços.
14-Utilize um grupo de 4 peças na lateral do assento e prenda-o também com a fita adesiva.
15-Faça o mesmo procedimento do outro lado.
16-Confeccionaremos o encosto da poltrona. Utilize as 64 garrafas restantes. 60 garrafas serão cortadas e 4 permanecerão inteiras e com as tampas.
17- Para cortá-las e montá-las utilizar o procedimento do braço.
18-Prender o encosto utilizando também a fita. Está pronta a poltrona, falta agora estofá-la.
19 - Para montar o assento utilize o papelão colando-o nas garrafas.
20- Cole sobre o papelão a espuma. Se desejar pode colar também a espuma nas laterais, encosto e braços
21- Por último, faça uma capa com o tecido e encape o pufe. Pode também utilizar juta, courino, jeans, etc.

4- CAMA DE GARRAFA

MATERIAL UTILIZADO:

tesoura
garrafas de PET (garrafas de refrigerantes da mesma marca)
rolo de fita adesiva transparente (fita utilizada para fechar caixas de papelão)
cola branca rótulo azul (cascorez) ou cola de contato (sapateiro)

MONTAGEM:

1.Retire o rótulo, lave e seque muito bem as 32 garrafas PET.
2.16 garrafas sem as tampas serão cortadas. Se utilizar garrafas de coca-cola aproveite a marca que a própria garrafa já possui e faça nesta marca o corte, se utilizar outra marca de refrigerante medir da tampa em direção ao meio da garrafa 13 cm, marcar com caneta hidrocor e fazer o corte separando a garrafa em duas partes.
3.Encaixe a parte de cima (com o bico) dentro do corpo da garrafa. O bico deverá encostar no fundo da garrafa. Fazer este processo com as 16 garrafas.
4.As outras 16 garrafas inteiras e tampadas deverão ser encaixadas uma a uma dentro de cada garrafa cortada. Tome o cuidado de fazer a mesma pressão em todas elas para as peças ficarem do mesmo tamanho.
5.Agora chegou a vez de prender as garrafas para formar a estrutura. Junte no mesmo sentido duas peças montadas, isto é, bico com bico e prenda-as com a fita adesiva dando 3 voltas na mesma direção. Esta fita deverá ser presa com uma certa pressão, pois assim as garrafas ficarão bem presas. Forma-se então 8 duplas.
6.Juntar novamente as duplas em dois em dois, passar a fita adesiva. Não esqueça de colocar as duplas no mesmo sentido. Feito isto teremos 4 grupos de quatro peças.
7.Coloque um grupo sobre o outro e passe a fita adesiva, fazer este processo até o quarto grupo de garrafas. Está pronta a estrutura.
8.O lado da base que ficará no chão é do lado do bico, pois é mais resistente.
9.Ir fazendo este procedimento até chegar no comprimento de 1,90cm x 90cm de largura, esta é a medida padrão de uma cama de solteiro.
10.Prender as estruturas sempre com a fita adesiva.
11.Não é necessário usar estrado, o colchão deverá ser colocado por cima da estrutura.

5- EMBALAGEM PARA PRESENTE

MATERIAL UTILIZADO:
Garrafa PET verde ou transparente (de coca-cola não serve).
Tesoura

MONTAGEM:
1.Utilizar somente o meio (corpo) da garrafa. Cortar então o fundo e o bocal da garrafa.
2.Vinque as duas laterais pelo comprimento da garrafa.
3.Arredonde levemente as 4 pontas da garrafa. A tesoura deve ser posicionada deitada.
4.Posicione o dedo indicador por dentro da garrafa no centro da mesma. Com o auxílio do dedão faça uma pressão para baixo. Percebe-se com este movimento a forma de uma meia lua. Vinque então esta meia lua.
5.Vire do outro lado e vinque também esta parte aproveitando a marca da parte da frente.
6.Repita esta operação na parte de baixo da garrafa. Está pronta a embalagem de presente.
7.Se desejar, pode utilizar lixa de madeira sobre a embalagem para dar efeito de jato de areia ou pintar com esmalte ou guache.

6- EMBALAGEM PARA PRESENTE QUADRADA

MATERIAL UTILIZADO:
garrafa verde ou transparente (garrafa de coca-cola não serve).
tesoura
régua
caneta hidrocor.
fita adesiva transparente

MONTAGEM:
1.Utilizar somente o meio (corpo) da garrafa. Cortar com a tesoura o fundo e o bocal.
2.Vinque as duas laterais pelo comprimento.
3.Agora faça encontrar vinco com vinco, vinque as duas laterais que se formaram.
4.Ajeite com as mãos os 4 vincos que se formaram. Percebe-se então que a garrafa ficou quadrada.
5.Para fazer o fundo da embalagem, marque com a caneta hidrocor 5cm nos 4 vincos e corte.
6.Vinque agora as 4 partes. Está pronto o fundo. Prender com um pedaço de fita adesiva transparente as tampas.
7.Faça o mesmo no outro lado da embalagem, a medida para este lado é de 3,5cm, esta será a tampa.
8.Vinque também as 4 partes, não utilizar o fita adesiva transparente nesta parte.

7- EMBALAGEM PARA PRESENTE SEXTAVADA

MATERIAL UTILIZADO:
garrafa verde ou transparente (garrafa de coca-cola não serve).
tesoura
régua
caneta hidrocor.
fita adesiva transparente

MONTAGEM:
1.Utilizar somente o meio (corpo) da garrafa. Cortar com a tesoura o fundo e o bocal.
2.Vinque as duas laterais pelo comprimento.
3.Agora faça encontrar vinco com vinco, vinque as duas laterais que se formaram.
4.Faça encontrar novamente vinco com vinco, aparecerá então o meio entre eles, vincar este meio. Com este processo obteremos oito vincos.
5.Para fazer o fundo da embalagem, marque com a caneta hidrocor 5cm nos vincos e corte.
6.Vinque agora as partes que se formaram. Está pronto o fundo. Prender com um pedaço de fita adesiva transparente as tampas.
7.Faça o mesmo no outro lado da embalagem, a medida para este lado é de 3,5cm, esta será a tampa.
8.Vinque também estas partes, não utilizar o fita adesiva transparente pois estas partes é a tampa

8- CASTIÇAL

MATERIAL UTILIZADO:
garrafa PET verde ou transparente
tesoura
cola quente ou cascorez rótulo azul
vela
fita para decorar

MONTAGEM:
1.Retire o rótulo, lave e seque muito bem a garrafa.
2.Corte a base da garrafa usando como medida o próprio risco do frasco.
3.Recorte entre os gomos da base. Esta peça será a base do cartiçal.
4.Se utilizar garrafa de coca-cola cortar na marca a parte superior da garrafa. Se utilizar outra marca de refrigerante que não possua marca cortar abaixo da curvatura. Esta parte deverá estar com a tampa.
5.Agora cole as duas partes. O bico ficará para baixo e em cima da base.
6.Para decorar o cartiçal, utiliza-se cola colorida, tinta guache, esmalte de unha, cola com glíter, etc..
7.Passar a fita em volta do bico da garrafa para esconder a tampa.

9- ESTOJO ESCOLAR

MATERIAL UTILIZADO:
frasco de detergente (dois)
tesoura
cola
gravuras ou tintas para decorar

MONTAGEM:
1.Retire o rótulo do frasco. Com a tesoura elimine a parte da curvatura
2.Lave muito bem o frasco
3.No outro frasco corte a parte inferior, lave. Esta parte será a tampa do estojo.
4.Encaixe a tampa no estojo.
5.Para decorar: usar tinta, esmalte, guache, adesivo, etc.

10- PORTA COTONETE / ALGODÃO

MATERIAL UTILIZADO:
dois frascos resistente de detergente.
tesoura

MONTAGEM:
1.Retire os rótulos do frasco. Com a tesoura corte a parte inferior de um dos frascos, lave muito bem. Esta parte será a tampa do porta cotonete.
2.No outro frasco corte no tamanho desejado. (um pouco acima do tamanho de um cotonete).
3.Encaixe a tampa no porta cotonete.
4.Decore da forma que desejar.

11- VASSOURA

MATERIAL UTILIZADO:
serrote ou serra
13 garrafas PET
1 cabo de vassoura
prego
martelo
tesoura

MONTAGEM:
1.Retirar os rótulos e lavar bem as garrafas.
2.Utilizar o serrote para eliminar o bocal de 12 garrafas.
3.Com a tesoura cortar o fundo das garrafas aproveitando a marca existente.
4.Fazer cortes no sentido vertical em direção a curvatura da garrafa. Estes cortes serão os pêlos (Piaçava) da vassoura, eles não serão nem finos e nem grossos.
5.A garrafa restante será a base da vassoura. Retirar com a tesoura a parte de cima da garrafa, só utilizaremos esta parte, ela terá a função da madeira de uma vassoura normal.
6.Pressionar esta parte no final do cabo da vassoura.
7.Colocar agora uma a uma as 12 garrafas cortadas, arrumando as tiras das mesmas.
8.Pregar o prego para as garrafas não subirem. Está pronta a vassoura.

12- PORTA-TALHERES

MATERIAL UTILIZADO:
tesoura
2 garrafas de 2 litros verde ou transparente.

MONTAGEM:
1.Com a tesoura cortar o fundo de uma garrafa aproveitando a sua marca. Esta parte será a tampa do porta-talheres.
2.Na outra garrafa medir 14cm da tampa em direção ao meio da garrafa e cortar. Utilizaremos a parte restante.
3.Encaixar agora a tampa nesta parte. Está pronto o porta-talheres.
OBS:Se desejar, decore o porta-talheres utilizando tinta, adesivo, tecido, etc.

13- PORTA-TRECO

MATERIAL UTILIZADO:
1 garrafa de refrigerante de 2 litros (Coca-cola).
tesoura.

MONTAGEM:
1.Retirar o rótulo, lavar e secar bem a garrafa.
2.Cortar com a tesoura em cima da 2ª marca da garrafa. Utilizaremos somente esta parte.
3.Marcar 5cm e cortar em direção ao fundo da garrafa nos gomos.
4.Cortar um gomo e pular o outro, serão cortados apenas 5 gomos.
5.Vincar dobrando os cortes, estes vincos será a tampa do porta-treco.

14- PORTA PAPEL HIGIÊNICO

MATERIAL UTILIZADO:
1 garrafa verde ou transparente de refrigerante de 2 litros.
tesoura.

MONTAGEM:
1.Retirar o rótulo, lavar e secar bem a garrafa.
2.Medir do bico em direção ao meio da garrafa 10cm e cortar. Esta peça será a tampa do porta papel higiênico.
3.Medir do fundo da garrafa em direção ao meio 15cm e cortar. Esta peça é o corpo do porta papel higiênico.
4.Retirar o rolinho de dentro do papel higiênico.
5.Encaixar o rolo de papel higiênico dentro do corpo do porta papel.
6.Passar a ponta do papel higiênico por dentro do bico da garrafa.
7.Encaixe a tampa no corpo da garrafa. Esta pronto o porta papel higiênico.

15- MOSAICO DE REVISTA

MATERIAL UTILIZADO:
revistas.
cola branca
verniz
uma peça qualquer.

MONTAGEM:
1.Utilize revistas que possuem cores vivas. Rasgue pedaços coloridos das páginas da revista.
2.Passe cola em pequenas áreas da peça e deite sobre ela os pedaços de papéis rasgados. Cuidado para o papel não enrugar, alise a medida que for colando.
3.Deixe secar bem.
4.Dê uma demão de verniz em toda a peça.

16- PUXA-SACO

MATERIAL UTILIZADO:
1 garrafa PET de 2 litros.
tesoura
régua
caneta hidrocor.

MONTAGEM:
1.Retire o rótulo, lave e seque muito bem a garrafa.
2.Abaixo do bico da garrafa, marque com a caneta hidrocor 4cm.
3.Com a tesoura elimine a parte do bico. As sacolas plásticas entrarão por esta abertura.
4.Na parte de baixo, próximo ao fundo da garrafa, faça um retângulo medindo 3,5cm x 9cm e corte. As sacolas sairão por esta abertura.
5.Se desejar pendurar o puxa-saco na parede ou na porta, faça dois furos na parte de trás da garrafa e passe por esses furos nylon, corda ou outro material resistente.
6.Pintar o puxa-saco se assim o desejar.

17- EMBALAGEM DE PRESENTE

MATERIAL UTILIZADO:
Cola branca
jornal ou papel de seda
tesoura
verniz
caixa (de leite, maizena, sabão em pó, tintura de cabelo, remédio, etc..)

MONTAGEM:
1.Amasse bem uma folha de jornal ou papel de seda.
2.Depois de bem amassado, abra devagar a folha de jornal ou o papel de seda, procure não alisar a folha para manter o amassado.
3.Passe cola em pequenas áreas na peça e revista-a com a folha de jornal amassada ou o papel de seda.
4.Corte as bordas para dar um bom acabamento.
5.Utilize um prego ou a ponta de uma tesoura para fazer os furos da alça da embalagem. Fazer este procedimento nos dois lados da embalagem.
6.Passe por estes furos um pedaço de fita (pode utilizar no lugar da fita: barbante, sisal, corda, etc..)

18 - BAÚ

MATERIAL UTILIZADO:
. Caixas de diferentes tamanhos e formas;
. papelão;
. papelão ondulado;
. cola;
. pincel;
. tesoura;
. lápis;
. régua;
Para a decoração: Figuras diversas; fita, retalho de tecido, etc.

MONTAGEM:
1- Com a tesoura, recortar a tampa superior (frente e fundos) nº 1 e 2.
2- Nas tampas laterais, com um lápis ou caneta fazer o formato do baú e recortar nº 3 e 4.
3- Recortar, papelão ondulado para forrar a caixa por dentro e por fora(todos os lados).
4- Passar cola na caixa e colar o papelão ondulado.
5- Dar o acabamento com o enfeite desejado.


Dominó móvel
Este é um dominó muito mais divertido do que o tradicional, pois as próprias crianças serão as peças do dominó. É muito simples. Confeccione juntamente com as crianças plaquinhas (utilizando papel cartão, canetões e barbante) com figuras desenhadas e outras com a palavra correspondente às figuras. Deixe que as crianças corram pelo espaço livremente, “embaralhando as peças”. A um sinal seu, elas deverão formar duplas, encontrando a “peça” que corresponde a sua. Agora todos juntos, vamos conferir?
Caracol utilizando dois dados
Desenhe no chão, utilizando giz de lousa, um caracol (aqueles que a gente costumava brincar no nosso tempo...). Confeccione também, dois dados, sendo um tradicional, com números, e no outro, escreva as vogais Cada criança tem que jogar os dois dados (podem ser confeccionados com papelão e encapados com plástico do tipo contact) e, por exemplo, se a criança jogou e apareceu o número 2 e a vogal a, ela deverá andar 2 casas, porém, se antes disser uma palavra que comece com a vogal a. E assim sucessivamente, até que todas as crianças cheguem na cabeça do caracol. Vence a criança que chegar primeiro.
Equipe criativa
Neste jogo, as crianças serão estimuladas a escrever palavras usando a criatividade, além de poder trabalhar em equipe. Separe duas equipes, por exemplo: meninas X meninos. Cada equipe receberá uma cesta contendo diversas letras do alfabeto (pode-se utilizar o alfabeto móvel ou até mesmo pedaços de cartolina com as letras escritas). Estipule um tempo determinado, que você poderá marcar com uma ampulheta ou no seu relógio. Vence a equipe que conseguir escrever o maior número de palavras, até que o tempo se esgote. Quanto às regras, você poderá criá-las e mudá-las de acordo com o seu objetivo. Por exemplo: palavras começadas com a letra p, ou palavras de coisas que você pode encontrar na nossa sala de aula, palavras que contenha a vogal a, etc...
Competição de circuito e lousa
Este jogo é muito bom para as crianças que já conseguem escrever e que têm dificuldade em grafar alguma letra. Desenhe no chão dois circuitos iguais, utilizando giz de lousa ou fita crepe, “desenhando” várias vezes, uma determinada letra, por ex: aaaaaaaaaaaaa. Separe duas equipes. Cada equipe deverá formar uma coluna em frente ao circuito correspondente. A primeira criança de cada equipe irá começar correndo pelo circuito, fazendo com o seu corpo, o movimento correto da escrita daquela letra, até o final. Ao acabar a corrida, deverá ainda escrever na lousa uma palavra que se inicie com a letra do circuito. Essa criança voltará e baterá sua mão na mão do próximo colega (o primeiro da coluna) e se posicionará no final da coluna da sua equipe. O próximo colega fará o mesmo, até que o primeiro participante de uma das equipes, volte a ser o primeiro da coluna. Essa será a equipe vencedora! Ao final da brincadeira, você irá corrigir as palavras, juntamente com as crianças.
Detetive
Você deverá esconder pela sala de aula várias palavras e entregará para cada dupla de crianças, uma figura correspondente às palavras que você escondeu. Cada dupla deverá sair pela sala em busca de "sua" palavra. Vamos ver qual dupla foi a primeira a encontrar a palavra? Será que todas as duplas encontraram as palavras certas?
Idéias diferentes para bingos
• Em cada cartela, deve conter desenhos e palavras. Você irá “cantar” uma palavra e a criança deverá achar em sua cartela a palavra escrita ou desenhada. (um desafio a mais!).
• Ao invés de “cantar” a palavra pronta, você poderá “cantar” uma frase, por exemplo: “Usamos para escrever e não podemos apagar com a borracha”, a criança deverá procurar a palavra: caneta. (você deve formular o jogo com muito carinho, utilizando frases ou perguntas inteligentes, certificando-se de que haverá relação entre o que você “cantou” e o que há nas cartelas).
• Você poderá escrever nas cartelas palavras com letra bastão e cursiva e ao “cantá-las”, especificar. Por exemplo: Macaco, escrito em letra bastão.
• Você poderá fazer o bingo trabalhando nele o conteúdo que você está trabalhando em sala de aula. Por exemplo: meios de transporte. Nesse caso, você “cantará” apenas palavras como carro, avião, etc.
E por aí vai... Use a imaginação e lembre-se que o bingo, além de ser muito divertido, poderá ser um ótimo meio para você perceber as dificuldades dos seus alunos.
Palavras maluquinhas
Essa é uma brincadeira muito divertida que as crianças adoram e onde aparecerão muitas risadas! Primeiro confeccione placas com papel cartão e canetões coloridos, escrevendo sílabas variadas. Depois, pendure com barbante uma plaquinha no pescoço de cada criança. Coloque uma música que elas gostem muito. Enquanto a música tocar, as crianças deverão passear, cantar, pular, mas quando você parar a música, elas deverão formar pares dando as mãos. Agora, cada dupla terá que ler sua sílaba e ler a palavra formada com as duas sílabas. Aparecerão também palavras sem sentido e é aí que eles se divertem! Então, você pode começar a brincar, analisando com eles: “Essa palavra existe? O que significa isso?”
Circuito
Prepare com a ajuda das crianças, dois circuitos iguais e bem legais! Você pode usar cadeiras, mesas, lençol, o que vier na cabeça. Determinem juntos, as regras para o circuito, como por exemplo, subir na cadeira, passar embaixo da mesa, etc.Separe dois times. Cada time deverá formar uma fileira em frente ao seu respectivo circuito. Coloque no final de cada circuito, uma cesta com letras sortidas. Dada a largada, as primeiras crianças de cada time terão que fazer o circuito todo e no final do circuito, utilizando a cesta, formar uma palavra. Você estará junto a cesta e dirá “pronto”, quando a criança conseguir formar uma palavra com sentido. Ao sinal de pronto, a criança poderá voltar e bater a mão na mão da próxima criança da fila, para que ela faça o mesmo. Vence o time que terminar primeiro.
Corrida de saco
Cada criança recebe um saco (os normais, normalmente utilizados para a corrida de sacos). Em cada saco, deverá estar escrito uma palavra (você pode colar papel cartão com fita crepe). Comece a corrida, chamando duas crianças para competir de cada vez. Só que ao invés de chamá-las pelo nome, você deverá chamá-las pela palavra escrita em cada uma. Quando todas já tiverem corrido, trocarão os sacos entre si. Dica: você pode deixar que juntas, elas previamente leiam as palavras.



Dobradura, pedaços de papel e autonomia.
Vera Melis - WFF

Experimente deixar em um canto da sala uma caixa com pedaços coloridos de papel, cola e miudezas como feijões, botões, entre outras. Com um cartaz convide as crianças a inventarem um bichinho e colar no painel. Este pode ser um projeto semanal, onde cada um decide quando brincar naquele espaço...


Jogo Pula Nome
Janice - OMEP-RS
1. MATERIAL:
Uma folha de cartolina colorida
Retalhos de papel colorido
Uma caixinha pequena
Cola
Pequenos cartões com os nomes das crianças
Tampinhas de produto de limpeza (em número suficiente para a quantidade de grupos)
2. CONFECÇÃO: Montar na cartolina colorida uma trilha com os retalhos de papel, delineando um percurso. Decorar o tabuleiro como desejar.
3. POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO: Dividir a turma em pequenos grupos. Definida a ordem de jogar, o grupo seleciona na caixa um nome. “Ler” o que está escrito e contar o número de sílabas. Andar com o marcador (tampa de produto de limpeza) sobre a trilha, de modo que a cada sílaba corresponda uma casa. Os jogadores seguintes procedem da mesma maneira, continuando o percurso até o fim da trilha. No caso de terminarem os nomes, coloca-se todos na caixa novamente até que todos os grupos tenham chegado até o final da trilha.












MATERIAL:
1- Uma caixinha de pasta de dente, lantejoulas, tinta azul, caneta, tesoura sem ponta, cola e papel cartão vermelho.
COMO FAZER:
1- Pinte a caixinha de pasta de dente com a tinta azul. Isso será o corpo do avião.
2- No verso do papel cartão, desenhe as asas do avião e corte-as.
3- Passe a cola nas asas e prenda na fuselagem.
4- Salpique umas gotinhas de cola para fazer as janelas, e cole lantejoulas. Agora, é só voar!

MATERIAL
1. Palitos de sorvete
2. Cola
MODO DE FAZER
1. Corte três palitos de sorvete ao meio.
2. Passe um fio de cola em um palito de sorvete.
3. Cole meio palito em cada ponta e dois palitos inteiros formando uma cruz.
4. Passe mais um fio de cola e cole mais um palito inteiro fechando a construção.
5. Pegue um palito e quebre na metade, passe um pingo de cola no meio e cole em uma das pontas da construção.
6. Finalmente, os dois últimos palitos serão colocados em escadinha, formando o estabilizador do avião. Divirta-se.
MATERIAL
1. Uma bexiga
2. Pedaços de jornal
3. Pincel
4. Cola
5. Tiras de papel colorido
6. Fita adesiva
7. Papel dourado
8. Restos de lã
MODO DE FAZER
1. Encha a bexiga de ar. Passe cola na bexiga e vá colando pedaços de jornal até forrar toda a bexiga.
2. Passe cola sobre o jornal e deixe secar.
3. Mais uma camada de cola e agora cole as tiras de papel colorido na vertical.
4. Para fazer a parte de baixo do balão, pegue uma faixa de papel dourado e dê uma volta na bexiga formando um círculo.
5. para juntar o papel dourado na bexiga, corte alguns fios de lã e cole uma ponta na bexiga e a outra no papel dourado. Assim você tem um balão igual a esses que você vê voando por aí!
MATERIAL
1. Barbante
2. Tesoura sem ponta
3. Papel crepom, de várias cores
4. Cola
5. Uma folha de seda
6. Uma folha de jornal
MODO DE FAZER
1. Faça uma bolinha com a folha de jornal.
2. Amarre um barbante na bolinha. Dê um nó firme, passe a ponta do barbante para o outro lado e dê mais um nó, deixando um fio longo de barbante pendurado de cada lado da bolinha.
3. Cole a folha de seda por cima, para revestir a bolinha.
4. Como detalhe, corte uma tira de papel crepom e cole no meio da bolinha.
5. Para fazer a cauda, corte duas tiras compridas de papel crepom e cole no barbante, rente a bolinha.
6. No outro lado da bolinha, faça um anel com o barbante, para prender no dedo. Depois é só balançar seu cometa ou barandão para lá e para cá.
MATERIAL
1. Uma caixa vazia de ovos de codorna
2. Um pote de margarina
3. Tintas coloridas
4. Pincéis
5. Tesoura sem ponta
6. Um incenso
7. Uma borracha de apagar
8. Um prego
9. Papel cartão
COMO FAZER
1. Pinte a tampa da caixa de ovos com tinta. Essa parte vai ser o casco do barco.
2. A próxima parte é o convés. Corte uma fileira da caixa do lugar em que ficam os ovos. Agora, pinte com tinta.
3. Corte mais uma fileira para fazer a popa. Pinte com uma cor diferente.
4. Vamos fazer um furo no pote de margarina que será a cabine do barco. Coloque o pote de margarina em cima da borracha e fure com o prego.
5. Faça as velas com o papel cartão. Dobre um quadrado na diagonal e corte ao meio, formando dois triângulos.
6. Passe cola no incenso e cole-o nas velas para que fiquem em pé.
7. Coloque o incenso no furo que você fez no pote de margarina, para fixar o mastro na cabine.
8. Montagem: cole o convés no casco. Cole a popa na parte de trás do barco e por último, cole a cabine no casco.
MATERIAL
1. Dois garrafões de plástico
2. Fita adesiva
3. Cola branca
4. Tesoura sem ponta
5. Folha de jornal
6. Papel crepom
COMO FAZER
1. Faça uma bola com uma folha de jornal.
2. Encape essa bola com uma fita de papel crepom. Enrole e cole, principalmente, a ponta final.

3. Vamos à próxima etapa... os garrafões. Corte-os ao meio. Tome muito cuidado com o primeiro corte.
4. Separe a parte da boca do garrafão, é essa que nós vamos usar.
5. Agora, vamos enfeitar o brinquedo, passando fita adesiva na borda que foi cortada.
6. Tudo feito e enfeitado, é só jogar o jogo! Tente passar a bola de um copo para o outro sem deixar cair. MATERIAL:
1. Uma tampa de vidro de maionese
2. Uma garrafinha de plástico com tampa rosqueável
3. Algumas bolinhas de gude
4. Tesoura sem ponta
5. Canetinhas coloridas
6. Quatro elásticos
7. Uma folha de papel
8. Fita adesiva
9. Um pedaço de pano
COMO FAZER:
1. Dobre um pedaço de papel do tamanho da garrafinha e corte com a tesoura.
2. Dobre esse pedaço de papel ao meio, na horizontal, para desenhar a cara do boneco bem no centro. Use a dobra como referência do lugar no qual você vai fazer o nariz.
3. Com fita adesiva cole a cara do boneco que você desenhou, na garrafinha.
4. Na cabeça do boneco, cole a tampa de vidro de maionese. É só alcear três pedaços de fita adesiva, prender na tampa e pressionar na cabeça do boneco.
5. Para juntar a cabeça ao corpo, tire a tampa e coloque o tecido na boca da garrafa. Prenda o tecido, rosqueando a tampa.
6. Com um elástico, prenda uma bolinha na mão do boneco. Faça a outra mão e depois faça os pés do boneco também com as bolinhas e o elástico.

MATERIAL:
1- Uma luva de cirurgião ou luva de látex, uma jarra de água, um pote de plástico, canetinha, um pedaço de fita, botões, cola branca, dois elásticos.
COMO FAZER:
1. Colocar o dedo do meio para dentro da luva e amarrar com um elástico. Ficou uma luva com 4 dedos.
2. Encher a luva de água.
3. Enrolar bem o punho da luva para não sair a água e amarrar com o outro elástico.
4. Passe a fita pelo meio da luva, separando as pernas e os braços da cara do boneco.
5. Cole os botões para representar os olhos do boneco. Agora, para terminar, use sua criatividade, enfeitando o boneco. Você pode, por exemplo, colocar um chapéu de pote de iogurte.
MATERIAL
1. Mangueiras
2. Purpurina
3. Elástico
4. Um par de meias de seda
5. Tesoura sem ponta
6. Pincel
7. Fita adesiva
MODO DE FAZER
1. Corte a mangueira ao meio.
2. Use a fita adesiva para fechar cada parte da mangueira, em forma de ovo.
3. Agora junte as duas partes da mangueira, formando o número oito.
4. Calce as meias de seda em cada uma das partes do número oito. Isso serão as asas da borboleta.
5. Prenda as meias, uma na outra, com uma fita adesiva.
6. Com um elástico, dê um nó bem no meio das asas. Depois mais um nó para ficar bem firme.
7. Amarre as pontas do elástico no centro das asas, fazendo duas alças.
8. Passe cola nas asas com o pincel e depois jogue purpurina sobre a cola. Coloque quanta purpurina quiser nas asas da borboleta. Ela está pronta, pode sair voando !
MATERIAL
1. Caixinhas de fósforos, sem fósforos
2. Pincéis
3. Tesoura sem ponta
4. Tinta preta e tinta branca
5. Cola branca
6. Uma toalinha
7. Uma embalagem de ovos vazia (branca)
COMO FAZER
1. Comece recortando um pequeno pedaço da embalagem de ovos. Modele duas formas de ovo como sendo, uma delas o corpo e a outra a cabeça do cachorro. Deixe quatro pontinhas para fazer as patas.
2. Pegue duas caixas de fósforos vazias e faça uma escadinha.
3. Cole o corpo do cachorro no degrau de cima e a cabeça no degrau de baixo, como se o cachorro estivesse descendo a escada.
4. Pinte o cachorro com a tinta. Desenhe os olhos, as orelhas... e por último as pintas pretas.
MATERIAL
1. Três caixas de fósforos vazias
2. Tinta guache
3. Quatro botões
4. Cola
5. Caneta
6. Tesoura sem ponta
7. Pincel
MODO DE FAZER
1. Cole uma caixa de fósforos fechada na outra sem a tampa. Assim você cola a caçamba na cabina da caminhonete.
2. Desenhe a tampa da terceira caixa de fósforos a parte de cima da cabina. Isso vai ser o teto da caminhonete.
3. Recorte e cole em cima da caixa com tampa.
4. Pinte a carroceria da caminhonete com a tinta guache.
5. Cole os botões com um pingo de cola para fazer as rodas.
MATERIAL:
1- Uma bexiga
2- cola branca
3- tinta, pincéis
4- restos de lã ou de fita cassete
5- tesoura sem ponta
6- folhas de jornal
COMO FAZER:
1. Comece enchendo a bexiga e passe cola branca até a metade.
2. Cole pedacinhos de jornal e passe outra camada de cola por cima.
3. Espere secar e passe uma camada de tinta, como por exemplo, tinta ocre ou cor de pele.
4. Depois que a tinta secar fure a bexiga. Acerte a borda e cole restos de lã ou fita cassete ao redor da careca.
MATERIAL
1. Canetas coloridas
2. Giz de cera
3. Caixinhas de creme dental
4. Papel
5. Cola
MODO DE FAZER
1. Encape as caixinhas com papel.
2. Com as canetas coloridas, desenhe um cabelo diferente em cada lado da primeira caixinha.
3. Passe o giz de cera para dar o tom da pele.
4. Na segunda caixinha, desenhe os olhos com caneta e, novamente, pinte o resto com giz de cera para dar o tom de pele.
5. A próxima caixinha é o nariz. Desenhe um nariz de cada tipo em cada lado da caixinha.
6. Na última desenhe as bocas.
7. Junte todas as caixas, uma em cima da outra, e vá virando para variar a careta.

MATERIAL
1. Canetas coloridas
2. Fita adesiva
3. Um lápis
4. Tesoura sem ponta
5. Discos de cartolina: um tamanho brotinho, um tamanho médio e um tamanho família
MODO DE FAZER
1. Faça um furinho no centro de cada disco.
2. Dobre a fita adesiva ao meio, formando um fio liso. Passe esse fio por uma rodelinha de cartolina e continue passando pelos furinhos dos discos.
3. Com os discos presos, uns aos outros, trace uma linha vertical e outra horizontal, dividindo a circunferência em quatro partes.
4. Agora, em cada ponta das retas desenhe uma pessoa. Quando você for girar os discos, as roupas irão mudar de personagem. MATERIAL
1. Dois copos de papel
2. Fita adesiva
3. Tesoura sem ponta
4. Uma bolinha de gude
5. Uma bandeja de papelão
MODO DE FAZER
1. Comece recortando uma porta em cada copo, fazendo um buraco um pouco maior que a bolinha.
2. Cole um copo em cada canto da bandeja que vai servir como o campo. Lembre-se de deixar as portas para frente.
3. Com a fita adesiva enfeite o campo como se fosse final de campeonato.
4. O jogo está pronto, é só ir mudando a inclinação do campo e fazer gols.
MATERIAL:

1. Cola branca
2. Tesoura sem ponta
3. Linha resistente
4. Miçangas
5. Palito de dente
6. Gibis
COMO FAZER:
1. Corte uma folha do gibi e dobre ao meio na vertical. Com uma tesoura, recorte sobre a marca. Dobre essa metade ao meio novamente e também corte com a tesoura.
2. Agora você vai dobrar essa tira na horizontal e, a partir da dobra do meio, cortar uma diagonal de cada lado. Vai parecer um foguete.
3. Faça várias tirinhas iguais a essa. Depois enrole cada uma delas no palito de dente, para ficar bem fininho. Pingue uma gota de cola na ponta para não desenrolar.
4. Para dar mais charme à sua pulseira, intercale uma miçanga e um enroladinho. Passe a linha por dentro da miçanga, depois passe uma tira enroladinha.
5. Para fechar a pulseira dê dois nós bem apertados.
MATERIAL
1. Dois fios de varal
2. Duas garrafas de plástico, dessas descartáveis
3. Quatro carretéis de linha, sem linha
4. Tesoura sem ponta
5. Cola
6. Uma longa tira de papel crepom
MODO DE FAZER
1. Comece cortando as garrafas, com a tesoura, separe as bocas que serão as partes úteis.
2. Junte as duas partes cortadas da boca da garrafa. Não precisa colar, é só encaixar uma na outra.
3. Enrole a faixa de papel crepom nas garrafas e cole a ponta para não soltar.
4. Passe os varais pela boca das garrafas, deixando dois fios de varal pendurados de cada lado.
5. Amarre cada ponta do fio em um carretel e o vai e vem está pronto! Chame um amigo ou amiga para jogar com você.

8 comentários:

  1. Estou encontrando idéias maravilhosas!!!!!!!
    Quanta criatividade!!!!
    Vou me tornar frequentadora assídua!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a of. d jogos e brincadeiras. Sugestões para todas as idades e linites! Continue assim.

    ResponderExcluir
  3. ADOREI AS IDEIAS! ESTAVA PERDIDA E AGORA ME ENCONTREI. VOU UTILIZAR COM MINHA TURMA!!!!

    ResponderExcluir
  4. Depois de tantas procuras,achei incrivel encontrar ideias e criatividades ,estou gostando muito estarei sempre por aqui gosto muito de novidades.Parabens amigo arrebentou.

    ResponderExcluir
  5. Parabééns! Amei todas as ideias. É de tamanha importancia tudo que encontrei! Sucesso sempre!! Otima iniviativa!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!! adorei seu material estou cursando o magistério e agora sei onde encontrar ajuda





    Terezinha

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do blog, parabéns pela criatividade!

    ResponderExcluir
  8. Amei as ideias! Parabéns, só faltou as fotos...

    ResponderExcluir

Comenta vai... Assim você me incentiva!

Como Salvar as Imagens do Blog

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção: EXIBIR IMAGEM

Clique na imagem que aparecer; novamente com o direito, e escolha SALVAR IMAGEM COMO.

Escolha a pasta do seu pc para ser salva e pronto.

Você Curte? Dá um Joinha!

Marcadores

AGRESSIVIDADE INFANTIL ALFABETIZAÇÃO ALFABETOS ALIMENTAÇÃO ANIMAIS ARTE COM CD USADO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ATIVIDADES CIRCO ATIVIDADES COM SUCATA ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS atividades educação infantil ATIVIDADES PARA O 3° ANO ATIVIDADES PÁSCOA ATIVIDADES SOBRE A CASA ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA AUTISMO AVALIAÇÕES BRINQUEDOS DE PAPEL CADERNOS DE ATIVIDADES CALENDÁRIOS CALENDÁRIOS 2014 CAPAS PARA CADERNO CARNAVAL CAÇA PALAVRAS CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A COMO ALFABETIZAR CONCEITOS MATEMÁTICOS CONSCIÊNCIA NEGRA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COORDENAÇÃO MOTORA COPA DO MUNDO CORES CORPO HUMANO CRECHE DECOUPAGE DESENHOS PARA COLORIR DIA DA CRIANÇA DIA DA ESCOLA DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DIA DA ÁRVORE DIA DAS MÃES DIA DO CIRCO DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO SOLDADO DIA DO TRABALHO DIA DO ÍNDIO DIA DOS PAIS DIA E NOITE ATIVIDADES DIA INTERNACIONAL DA MULHER DICAS PARA BLOGUEIRAS DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL DOBRADURAS EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EJA ENSINO RELIGIOSO ESQUEMA CORPORAL ESTAÇOES DO ANO EXPERIÊNCIAS feira literária escolar FESTA JUNINA FOLCLORE FORMAÇÃO HUMANA HIGIENE CORPORAL HIPÓTESES DA ESCRITA IDENTIDADE INCLUSÃO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDISCIPLINA INGLÊS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGO DA MEMÓRIA JOGOS JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO LEGISLAÇÃO LIBRAS MATEMÁTICA MATERNAL MEIO AMBIENTE MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM MOLDES INTERESSANTES MONTEIRO LOBATO MÚSICAS NASCIMENTO DE JESUS NATAL NORMAS DE CONVIVÊNCIA NUMERAIS Organização da sala de aula ORIENTAÇÕES AOS PAIS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ORTOGRAFIA OS SENTIDOS para pais PLANEJAMENTO PLANOS DE AULA PONTILHADOS E TRACEJADOS PORTUGUÊS PRIMAVERA proclamação da republica PROJETO ABC DAS FLORES PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETOS PROVAS PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA recicláveis REGRAS E COMBINADOS SAÚDE SERES VIVOS SMILINGUIDO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO TEXTOS TRABALHANDO AS DIFERENÇAS VINÍCIUS DE MORAES VOGAIS VOLTA AS AULAS