.

.

Atividades que favorecem a Alfabetização


1) Respondendo a perguntas engraçadas

Faça-as pensar sobre a existência de homônimos através de brincadeiras ou adivinhações:

a asa do bule tem penas?
O pé da mesa usa meia?
A casa do botão tem telhado?

2)
Escrita com música: 1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos; 2)
distribuir, entre as equipes, uma folha de papel; 3) apresentar às
equipes uma música previamente selecionada pelo professor; 4) pedir que
o aluno 1 de cada uma das equipes registre, na folha, ao sinal dado
pelo professor, suas idéias, sentimentos, emoções apreendidas ao ouvir
a música; 5) solicitar-lhe que, findo o seu tempo, passe a folha ao
aluno 2, que deverá continuar a tarefa. E assim sucessivamente, até
retornar ao aluno 1, que deverá ler o produto final de todo o trabalho
para toda a classe.

Observação: a folha de papel deverá circular no sentido horário.

3)
Conversa por escrito: 1) dividir a classe em duplas; 2) entregar a cada
uma das duplas uma folha de papel; 3) pedir às duplas que iniciem uma
conversa entre seus elementos (ou pares), mas por escrito.

Observações:
1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser, mas deverá registrar a conversa na folha recebida;
2) a dupla não precisará ler sua conversa à classe; apenas o fará, se estiver disposta a tanto.

Objetivo específico dessa atividade: ensejar a reflexão sobre as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.

4) Interpretando por escrito:
1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos cada uma;
2) numerá-los de 1 a 4;
3) distribuir, entre as mesmas, pequenas gravuras (se possível de pinturas abstratas);
4) solicitar que cada uma das equipes registre, por escrito, o que entendeu sobre os quadros propostos;
5) ler as interpretações obtidas.

5) Brincando com as cores:
1) dividir a classe em equipes de 4 elementos;
2) numerar os participantes de cada uma;
3) distribuir, entre elas, as cores: atribuir uma cor (vermelho, verde, amarelo, azul, etc.) a cada uma das equipes ou grupos;
4)
pedir que cada um dos elementos de cada uma das equipes registre, numa
folha de papel que circulará entre os participantes, suas impressões a
respeito da cor recebida;
5) solicitar das equipes a leitura das impressões registradas.

Observações:
a mesma atividade poderá ser realizada, mas sem a entrega de cores às
equipes. Neste caso, cada um dos grupos deverá produzir um pequeno
texto sobre uma cor, sem nomeá-la, mas procurando “dar pistas” a
respeito da mesma, a fim de que os colegas possam descobri-la. Algumas
equipes poderão ler seus textos e, se a cor não for descoberta, o
professor poderá organizar uma discussão sobre esse fato, apontando,
alguns fatores que talvez tenham dificultado a não identificação. Outra
atividade com cores poderá ser a dramatização por meio de gestos, ou
mímica, de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).

6) Compondo um belo texto-poema:
1) dividir os alunos em equipes ou grupos;
2) indicar a cada uma três substantivos - chave do poema: mar, onda, coqueiro;
3) marcar, no relógio, 10 (dez) minutos para a composição dos poemas;
4) expor, no mural de classe, os textos produzidos pelas equipes.

) Cinema imaginário:
1) dividir a sala em equipes ou grupos;
2) apresentar às equipes três ou quatro trechos (curtos) de trilhas sonoras de filmes;
3) solicitar que os alunos imaginem cenas cinematográficas referente às trilhas ouvidas;
4) interrogar os alunos sobre o que há de semelhante e o que há de diferente nas cenas imaginadas por eles.

“A
partir das respostas a essas perguntas, o professor discutirá, com os
alunos, o papel do conhecimento prévio e o das experiências pessoais e
culturais que compartilhamos, para que possamos compreender textos
(verbais, não-verbais, musicados, ...)

7) Criação de um país imaginário:
1) dividir os alunos em equipes ou grupos;
2) pedir-lhes que produzam um texto, com ou sem ilustração, descrevendo um país imaginário, de criação da equipe;
3) solicitar que cada uma dessas leia para as demais o texto produzido por ela;
4) afixar, no mural da sala, os textos produzidos pelas equipes.

8) “ Se eu fosse ...”:
1) dividir a classe em equipes ou grupos;
2)
pedir que cada uma complete as lacunas ou pontilhado com o nome de um
objeto, animal, planta, personagem ou personalidade humana que gostaria
de ser;
3) solicitar que escrevam e/ou desenhem a respeito do que gostariam de ser;
4) pedir que exponham suas produções aos colegas;
5) sugerir que as coloquem no mural ou varal de classe.

9) Homem e natureza ou homem x ecologia:
1) dividir a classe em equipes ou grupos;
2)
pedir que ouçam as canções “Sobradinho” – Sá e Guarabira ( disco 10
anos juntos, BME – RCA, CD ou DVD) e “Passaredo” – Francis Hime e Chico
Buarque (“Meus caros amigos” – Philips);

3) explicar aos
alunos o seguinte: a canção “Sobradinho” trata do rio São Francisco,
que nasce na região Sudeste e deságua na região Nordeste do país, e das
conseqüências do represamento dessas águas para a população que vivia
nos municípios de Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Pilão Arcado... com a
construção de uma barragem no salto do Sobradinho. A canção
“Passaredo”, por sua vez, focaliza a destruição da fauna e o
desequilíbrio do ecossistema, provocada pelo homem;
4) solicitar
às equipes que comentem, escrevam e/ou desenhem sobre o que
compreenderam a respeito de cada uma das canções ouvidas por eles.

2 comentários:

  1. ME AJUDA MUUUUUIIIITTOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Amei, é ótima as ideias deste cantinho, como tem me ajudado, se todos os educadores desse uma passadinha e absorvesse tais ideias para criar em cima a educação do nosso país seria perfeita; parabéns aos idealizadores.

    ResponderExcluir

Comenta vai... Assim você me incentiva!

Como Salvar as Imagens do Blog

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção: EXIBIR IMAGEM

Clique na imagem que aparecer; novamente com o direito, e escolha SALVAR IMAGEM COMO.

Escolha a pasta do seu pc para ser salva e pronto.

Você Curte? Dá um Joinha!

Marcadores

AGRESSIVIDADE INFANTIL ALFABETIZAÇÃO ALFABETOS ALIMENTAÇÃO ANIMAIS ARTE COM CD USADO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ATIVIDADES CIRCO ATIVIDADES COM SUCATA ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS atividades educação infantil ATIVIDADES PARA O 3° ANO ATIVIDADES PÁSCOA ATIVIDADES SOBRE A CASA ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA AUTISMO AVALIAÇÕES BRINQUEDOS DE PAPEL CADERNOS DE ATIVIDADES CALENDÁRIOS CALENDÁRIOS 2014 CAPAS PARA CADERNO CARNAVAL CAÇA PALAVRAS CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A COMO ALFABETIZAR CONCEITOS MATEMÁTICOS CONSCIÊNCIA NEGRA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COORDENAÇÃO MOTORA COPA DO MUNDO CORES CORPO HUMANO CRECHE DECOUPAGE DESENHOS PARA COLORIR DIA DA CRIANÇA DIA DA ESCOLA DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DIA DA ÁRVORE DIA DAS MÃES DIA DO CIRCO DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO SOLDADO DIA DO TRABALHO DIA DO ÍNDIO DIA DOS PAIS DIA E NOITE ATIVIDADES DIA INTERNACIONAL DA MULHER DICAS PARA BLOGUEIRAS DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL DOBRADURAS EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EJA ENSINO RELIGIOSO ESQUEMA CORPORAL ESTAÇOES DO ANO EXPERIÊNCIAS feira literária escolar FESTA JUNINA FOLCLORE FORMAÇÃO HUMANA HIGIENE CORPORAL HIPÓTESES DA ESCRITA IDENTIDADE INCLUSÃO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDISCIPLINA INGLÊS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGO DA MEMÓRIA JOGOS JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO LEGISLAÇÃO LIBRAS MATEMÁTICA MATERNAL MEIO AMBIENTE MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM MOLDES INTERESSANTES MONTEIRO LOBATO MÚSICAS NASCIMENTO DE JESUS NATAL NORMAS DE CONVIVÊNCIA NUMERAIS Organização da sala de aula ORIENTAÇÕES AOS PAIS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ORTOGRAFIA OS SENTIDOS para pais PLANEJAMENTO PLANOS DE AULA PONTILHADOS E TRACEJADOS PORTUGUÊS PRIMAVERA proclamação da republica PROJETO ABC DAS FLORES PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETOS PROVAS PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA recicláveis REGRAS E COMBINADOS SAÚDE SERES VIVOS SMILINGUIDO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO TEXTOS TRABALHANDO AS DIFERENÇAS VINÍCIUS DE MORAES VOGAIS VOLTA AS AULAS