DIA DO LIVRO INFANTIL TEXTO E ATIVIDADES


“Um país se faz com homens e com livros”. Frase de Monteiro lobato que demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Viveu um período de sua vida em fazendas, por isso seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, que era um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, e dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra  série de tv nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Seus principais personagens são: D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias.
Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, com personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, dos personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Lobato mostrou para as crianças que é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Este grande artísta morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por isso o dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.








Atividades dessa postagem: marcador de livro da emilia marcador de livro da cuca atividades para colorir dia do livro infantil  marcadoes de livro do sítio do pica-pau amarelo


16 comentários:

Anônimo disse...

Que filho da pita postou isso?

Anônimo disse...

ADOREI ESTAS SUGESTOES DE ATIVIDADES. VOCE E MUITO CRIATIVA.BEIJOS, DANI.

Anônimo disse...

amei as atividades!Obrigada!Beijos!

Anônimo disse...

adorei essas atividades. nossa são perfeitas!

Anônimo disse...

Adorei esse blog, muito bom, aprendi muito, está me ajudando bastante, pois, estou fazendo um trabalho voluntário com crianças, aqui tem muitas sugestões.
Grata!

conceiçao disse...

adoro tudo desse blog bjs

Anônimo disse...

LEGAL ESSE BLOG...

Anônimo disse...

Muito bom!!!! Parabéns!

Anônimo disse...

Adorei suas atividades, parabéns pela criatividade!

Anônimo disse...

Adorei tudo, muito lindo.

Anônimo disse...

muito bom esta pagina

Valdemira disse...

Muito legal essas postagens
parabéns!

Anônimo disse...

ESTA DE PARABENS COM ESTAS POSTAGEM

Anônimo disse...

que legal

Anônimo disse...

Muito bom!!! Suas atividades são encantadoras. Amei !!!
:D'

Anônimo disse...

maravilhoso, suas sugestões ajuda muito,parabéns.

Postar um comentário

Comenta vai... Assim você me incentiva!

Você Curte? Dá um Joinha!

Você aprova este blog? Marque mais um! Obrigada!

Como salvar as Imagens deste Blog

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção: EXIBIR IMAGEM

Clique na imagem que aparecer; novamente com o direito, e escolha SALVAR IMAGEM COMO.

Escolha a pasta do seu pc para ser salva e pronto.

Curta Nossa Página do Facebook!