.

.

TEXTOS DO PROJETO ABC DO CORPO HUMANO

AXILA

A AXILA É A PARTE INTERNA DO BRAÇO QUE SE LIGA AO TRONCO, E, É MAIS CONHECIDO COMO SOVACO.
NESTA PARTE DO CORPO, TEMOS PELOS QUE COMEÇAM A CRESCER NOS MENINOS NO MEIO DA PUBERDADE (NA ADOLESCÊNCIA) E NAS MENINAS NO INíCIO, NA FAIXA ENTRE OS 11 E 18 ANOS DE IDADE, MAS DEPENDE DE· CADA METABOLISMO.
 OS PELOS SÃO IMPORTANTES UMA VEZ QUE ELES SÃO UMA ESPÉCIE DE ANTIATRITO ENTRE A PARTE SUPERIOR DO BRAÇO E O TÓRAX, ALÉM DISSO, MÂNTÉM Â UMIDADE LONGE DA PELE, DEIXANDO A AXILA SECA O QUE IMPEDE A PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS QUE PRODUZEM ODOR. É COMUM O USO DE DESODORANTES NAS AXILAS PARA EVITAR O ODOR NATURAL QUE NOSSO CORPO PRODUZ (VULGARMENTE O CC).

 BOCA
A BOCA É A ABERTURA DO TUBO DIGESTIVO DOS ANIMAIS E ONDE SE INICIA O PROCESSO DA DIGESTÃO DO HOMEM GERALMENTE LOCALIZA-SE NA CABEÇA. A BOCA É UMA CAVIDADE ORAL. ELA ESTA SITUADA NA FACE, INTEGRANDO A UMIDADE CRÂNIO-FACIAL, QUE CARACTERIZA UM INDIVIDUO. A BCA CUMPRE UM PAPEL IMPORTANTE NA VIDA DE RELACIONAMENTO. SERVINDO COMO “POSTO DE FRONTEIRA” DO ORGANISMO. A BOCA HUMANA É CONSTITUIDA PELOS DENTES E PELA LINGUA, QUE MISTURA E TRANSFORMA O ALIMENTO EM BOLO ALIMENTAR, AO ENVOLVÊ-LO COM A SALIVA.
AO REDOR DA BOCA HUMANA, EXISTEM AS GLANDULAS SALIVARES QUE PRODUZEM A SALIVA. UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES É DE TRANSFORMAR O AMIDO EM PRODUTOS MAIS SIMPLES. DEPOIS DE FORMADO O BOLO ALIMENTAR PASSA PARA A FARINGE (DEGLUTIÇÃO).
DE TODOS OS LUGARES DO CORPO HUMANO, A BOCA É QUE APRESENTA MAIORES NÍVEIS E DIVERSIDADE DE MICROORGANISMOS. A BOCA DEVE A SUA FUNCIONALIDADE AO SISTEMA NERVOSO. EM OUTRAS PALAVRAS SEM O SISTEMA NERVOSO, A BOCA NÃO EXISTIRIA.

CABEÇA
EXTREMIDADE SUPERIOR DO CORPO HUMANO QUE CONTÉM ÓRGÃOS COMO O ENCÉFALO, VISÃO, AUDIÇÃO, OLFATO E PALADAR. É NORMALMENTE COBERTA PELO COURO CABELUDO.
A CABEÇA É TI DA COMO A SEDE DA INTELIGÊNCIA,    DO PENSAMENTO, TALENTO, JUÍZO,· MEMÓRIA, LEMBRANÇA.


DENTE

DENTE É UMA PARTE DURA, SALIENTE E ESBRANQUIÇADA QUE SE LOCALIZA NO MAXILAR E MANDIBULA (BOCA). É USADO PARA MORDER E TRITURAR OS ALIMENTOS PREPARANDO-OS PARA SEREM ENGOLIDOS. TAMBÉM AUXILIAM NA FONAÇÃO (FALA) E PARA IDENTIFICAR FÓSSEIS (MORTOS).
A FORMAÇÃO DENTÁRIA COMEÇA NA SEXTA SEMANA PRÉ­NATAL E CONTINUA ATÉ OS 15 ANOS. UM HUMANO ADULTO POSSUI 32 DENTES, OS QUAIS COMEÇAM A NASCER POR VOLTA DO QUARTO MÊS' DE VIDA E ATÉ OS TRÊS ANOS A CRIANÇA JÁ POSSUI 20 DENTES TEMPORÁRIOS OU DE LEITE E COMEÇA A TROCÁ-LOS POR VOLTA DOS SEIS ANOS ATÉ OS 11 ANOS DE IDADE. O SISO COSTUMA NASCER AOS 21 ANOS, POR ISSO É CONHECIDO COMO "DENTE DO Juízo".

OS DENTES DEVEM SER ESCOVADOS APÓS QUALQUER REFEIÇÃO, AO ACORDAR E ANTES DE DORMIR. O USO REGULAR DE FIO DENTAL TAMBÉM É NECESSÁRIO UMA VEZ QUE A ESCOVA NÃO ALCANÇA OS ESPAÇOS ENTRE OS DENTES SENDO O HORÁRIO MAIS RECOMENDADO ANTES DE DORMIR.

A SAÚDE DENTAL DEPENDE TAMBÉM DA INGESTÃO CORRETA DO FLÚOR, POR ISSO QUASE TODAS AS PRINCIPAIS MARCAS DE CREMES DENTAIS CONTÊM FLÚOR. UM CREME DENTAL SEM FLÚOR PODE SER INDICADO PARA CRIANÇAS MENORES DE SEIS ANOS. O PROFISSIONAL QUE CUIDA DOS DENTES É O CIRURGIÃO-DENTISTA, POPULARMENTE CONHECIDO COMO DENTISTA. ELE DEVE SER VISITADO PELO MENOS DUAS VEZES POR ANO.

Um comentário:

  1. me ajudou muitoooooooooooooo mas o texto e grande demais

    ResponderExcluir

Comenta vai... Assim você me incentiva!

Como Salvar as Imagens do Blog

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção: EXIBIR IMAGEM

Clique na imagem que aparecer; novamente com o direito, e escolha SALVAR IMAGEM COMO.

Escolha a pasta do seu pc para ser salva e pronto.

Você Curte? Dá um Joinha!

Marcadores

AGRESSIVIDADE INFANTIL ALFABETIZAÇÃO ALFABETOS ALIMENTAÇÃO ANIMAIS ARTE COM CD USADO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ATIVIDADES CIRCO ATIVIDADES COM SUCATA ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS atividades educação infantil ATIVIDADES PARA O 3° ANO ATIVIDADES PÁSCOA ATIVIDADES SOBRE A CASA ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA AUTISMO AVALIAÇÕES BRINQUEDOS DE PAPEL CADERNOS DE ATIVIDADES CALENDÁRIOS CALENDÁRIOS 2014 CAPAS PARA CADERNO CARNAVAL CAÇA PALAVRAS CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A COMO ALFABETIZAR CONCEITOS MATEMÁTICOS CONSCIÊNCIA NEGRA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COORDENAÇÃO MOTORA COPA DO MUNDO CORES CORPO HUMANO CRECHE DECOUPAGE DESENHOS PARA COLORIR DIA DA CRIANÇA DIA DA ESCOLA DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DIA DA ÁRVORE DIA DAS MÃES DIA DO CIRCO DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO SOLDADO DIA DO TRABALHO DIA DO ÍNDIO DIA DOS PAIS DIA E NOITE ATIVIDADES DIA INTERNACIONAL DA MULHER DICAS PARA BLOGUEIRAS DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL DOBRADURAS EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EJA ENSINO RELIGIOSO ESQUEMA CORPORAL ESTAÇOES DO ANO EXPERIÊNCIAS feira literária escolar FESTA JUNINA FOLCLORE FORMAÇÃO HUMANA HIGIENE CORPORAL HIPÓTESES DA ESCRITA IDENTIDADE INCLUSÃO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDISCIPLINA INGLÊS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGO DA MEMÓRIA JOGOS JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO LEGISLAÇÃO LIBRAS MATEMÁTICA MATERNAL MEIO AMBIENTE MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM MOLDES INTERESSANTES MONTEIRO LOBATO MÚSICAS NASCIMENTO DE JESUS NATAL NORMAS DE CONVIVÊNCIA NUMERAIS Organização da sala de aula ORIENTAÇÕES AOS PAIS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ORTOGRAFIA OS SENTIDOS para pais PLANEJAMENTO PLANOS DE AULA PONTILHADOS E TRACEJADOS PORTUGUÊS PRIMAVERA proclamação da republica PROJETO ABC DAS FLORES PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETOS PROVAS PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA recicláveis REGRAS E COMBINADOS SAÚDE SERES VIVOS SMILINGUIDO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO TEXTOS TRABALHANDO AS DIFERENÇAS VINÍCIUS DE MORAES VOGAIS VOLTA AS AULAS