ATIVIDADES MEIO AMBIENTE 5º ANO. DESMATAMENTO


DESMATAMENTO: PREJUÍZO PARA TODOS OS SERES VIVOS.

Nas florestas, nas matas, os vegetais e animais vivem em equilíbrio e harmonia.
Desenhe no quadro abaixo uma paisagem completa, com lagos, árvores, animais e plantas.














Observe o desenho abaixo. Muitas florestas acabam dessa maneira.

Quando muitas árvores são derrubadas, o solo fica desprotegido. As plantas não nascem mais e com isso os animais que se alimentam de vegetais morrem.
Agora, segundo o que você aprendeu responda:
- O que é o desmatamento?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
- Quando o homem desmata a floresta ele está prejudicando a natureza? Explique por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

Muitas são as causas do desmatamento.
Algumas vezes são feitas para aumentar os campos de pastagens do gado.
Outras vezes, para aumentar os campos para plantação.
E, muitas vezes ainda para retirar a madeira, a fim de usá-la na confecção de móveis e em construções.

- Escreva uma frase em defesa da natureza.
DESMATAMENTO: É a derrubada de grande número der árvores.
EROSÃO: São buracos que aparecem no solo, quando a terra sem suas árvores começa a ceder sob a chuva e os ventos.

VAMOS REFLETIR?!
- Por que a erosão vem logo após o desmatamento?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·        Complete:
A) Todos os animais precisam das plantas porque :__________________________
_________________________________________________________________.
B) Preservar a natureza é importante porque:______________________________
_________________________________________________________________.

·        Cole no espaço abaixo uma gravura mostrando uma floresta ou mata que o homem não destruiu.














APRENDEMOS QUE:

Os animais precisam dos vegetais que lhe dão abrigo e alimento.
O desmatamento é a derrubada de grande número de árvores.
Muitas são as causas do desmatamento. As principais são: aumento de espaço para pastagens do gado; corte de árvores para a construção de casas e de móveis; aumento de campos para a plantação.
Com o desmatamento o solo fica pobre, os animais morrem e com isso vem  a erosão.
As erosões são feridas que aparecem na terá desprotegida, provocadas pela chuva e pelos ventos.


REFLORESTAMENTO: UMA ESPERANÇA PARA A NATUREZA


Muitas pessoas falam em reflorestamento e em combater a poluição, porém não fazem a sua parte.
·        Jogam lixo nas ruas, nos rios, etc.;
·        Fazem queimadas nas plantações;
·        Matam animais, sem necessidade;
·        Poluem o ar e a água com inseticidas; agrotóxicos etc.;


TODOS NÓS PODEMOS E DEVEMOS PRESERVAR A NATUREZA!



Responda:

a) Em sua cidade, existe algum lugar cheio de árvores, onde todos passeiam? Como se chama esse lugar?
________________________________________________________________________________________________________________________

Os seres vivos necessitam respirar ar puro para viver.

b) As árvores:
(   ) poluem o ar.
(   ) purificam o ar.

c) Escreva o nome de uma Floresta brasileira que está sendo destruída.
___________________________________________________________

d) Escreva uma sugestão para salvar nossas florestas da destruição.




Curiosidade: No dia 22 de abril, comemora-se o “Dia do Planeta Terra”.

A Terra é o planeta em que vivemos.
Precisamos preservá-la. Cuidar para que não sejam destruídas suas matas, seus animais, o céu, o ar, a água. Somos parte de tudo isso.

APRENDEMOS QUE:
O Reflorestamento é o replantio das árvores que foram cortadas.
Com o reflorestamento, os animais que foram embora acabam retornando assim a vida, aos poucos, vai voltando ao lugar.
Todos nós podemos e devemos ajudar a natureza, pois fazemos parte dela.
Se destruirmos o planeta, destruiremos nossa própria casa.






















ALIMENTAÇÃO E CRESCIMENTO SADIO

Ao nascer o principal alimento que um bebê precisa é o leite.
Com o desenvolvimento, a criança já toma, além do leite, papinhas, sopas e sucos.
Na idade escolar, quando já estão mais crescidas, precisa de uma boa alimentação, praticar esportes, dormir bem, para que cresça forte e feliz.
Nessa idade gasta muita energia nas brincadeiras, nos estudos, nos esportes e é no alimento que se encontra essa energia.
Criança subnutrida não consegue estudar, brincar, ser alegre.
A água também é um alimento. Devemos bebê-la sempre!
A transformação dos alimentos dentro do nosso corpo chama-se digestão. A boca, o estomago e o intestino delgado são órgãos do sistema digestório responsáveis por essa transformação.
Quando uma pessoa mastiga bem a comida, a digestão é facilitada. Além de o alimento ficar bem picadinho, ele é misturado com a saliva. Isso ajuda a engolir e também promove o inicio da digestão de alguns alimentos.
A digestão continua no estômago e no intestino delgado. O alimento é transformado em partículas bem pequenas – os nutrientes – que podem passar para o sangue e nutrir todo o corpo.

Desenhe no quadro abaixo:

ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL
ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL



















Responda:
a) A água também é um alimento? Por que devemos ferver ou filtrar a água antes de beber?
________________________________________________________________________________________________________________________

b) O sal também é um alimento. Escreva o nome de alguns alimentos em que usamos o sal para prepará-los:
_______________________          _____________________________
_______________________          _____________________________
_______________________          _____________________________


A ÁGUA E O SAL SÃO ALIMENTOS DE ORIGEM MINERAL.



·        Complete as frases:

·        A digestão dos alimentos começa na ________________. Na mastigação, o alimento é partido em _________________________menores e misturado com a saliva. Assim, a comida é digerida mais facilmente.
·        Em que consiste a digestão dos alimentos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·        Em que órgãos se realizam a digestão?
____________________________________________________________________________________________________________________
·        Como fica o alimento para poder passar para o sangue?
____________________________________________________________________________________________________________________
·        Por que a saliva facilita a digestão?
___________________________________________________________________________________________________________________
·        Enumere duas ações higiênicas importantes para uma boa alimentação:
1.     ________________________________________
2.     ________________________________________
·        Faça uma ilustração do caminho percorrido pelos alimentos:





















A ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA MANTÉM A SAUDE

Uma boa alimentação precisa ser variada, porque cada alimento tem uma função em nosso organismo.
As vitaminas são encontradas nas verduras, nas hortaliças. Elas defendem nosso organismo das doenças.
As carnes, os ovos, o leite e seus derivados possuem proteínas. As proteínas nos ajudam a crescer. Os ossos e os dentes ficam fortes com esses alimentos.
Existem ainda os alimentos que fornecem energia ao corpo, repondo o que é gasto nas atividades diárias. São exemplos: pães, massas, açúcar, gorduras.

·        Coloque V para alimentos que fornecem vitaminas; E para alimentos que fornecem energia e P para alimentos que fornecem proteína.

(   ) leite                         (   ) doces
(   )alface                        (   )maçã
(   )peixe                        (   )chocolate
(   )salsicha                     (   )pão
(   )arroz                         (   )carne
(   )bife                           (   )cenoura
 
 
Cadastre-se e Receba as Postagens por Email

Digite seu Email:


Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.

19 comentários:

  1. saite muito interessante adoreiiiiiiiiiii11111111111111!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bommmmmmm
    AMEIIIIIIIII

    ResponderExcluir
  4. otimo!! continue assim>> vc é muito especial<<

    ResponderExcluir
  5. Amei ajudou na feira de ciências da minha afilhada,brigaduuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei suas atividades...continue assim...sou professora do 5º ano!

    ResponderExcluir
  7. Visitei o seu blog e adorei. Aproveitei muitas ideias. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desse site,ele me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  9. vc me ajudou bastante. obg

    ResponderExcluir
  10. O site é Um espertácuLo, adoreei ;D

    ResponderExcluir
  11. interessanteeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  12. são exelentes todas as atividades parabéns.

    ResponderExcluir
  13. As atividades são excelentes, adorei, ajudou muito.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  14. Excelente, sou profª de 5º ano e vou usar essas atividades, são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  15. Adorei as atividades...muito boas

    ResponderExcluir

Comenta vai... Assim você me incentiva!

Como Salvar as Imagens do Blog

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção: EXIBIR IMAGEM

Clique na imagem que aparecer; novamente com o direito, e escolha SALVAR IMAGEM COMO.

Escolha a pasta do seu pc para ser salva e pronto.

Você Curte? Dá um Joinha!

Marcadores

AGRESSIVIDADE INFANTIL ALFABETIZAÇÃO ALFABETOS ALIMENTAÇÃO ANIMAIS ARTE COM CD USADO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ATIVIDADES CIRCO ATIVIDADES COM SUCATA ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS atividades educação infantil ATIVIDADES PARA O 3° ANO ATIVIDADES PÁSCOA ATIVIDADES SOBRE A CASA ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA AUTISMO AVALIAÇÕES BRINQUEDOS DE PAPEL CADERNOS DE ATIVIDADES CALENDÁRIOS CALENDÁRIOS 2014 CAPAS PARA CADERNO CARNAVAL CAÇA PALAVRAS CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A COMO ALFABETIZAR CONCEITOS MATEMÁTICOS CONSCIÊNCIA NEGRA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COORDENAÇÃO MOTORA COPA DO MUNDO CORES CORPO HUMANO CRECHE DECOUPAGE DESENHOS PARA COLORIR DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DIA DA CRIANÇA DIA DA ESCOLA DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DIA DA ÁRVORE DIA DAS MÃES DIA DO CIRCO DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO SOLDADO DIA DO TRABALHO DIA DO ÍNDIO DIA DOS PAIS DIA E NOITE ATIVIDADES DIA INTERNACIONAL DA MULHER DICAS PARA BLOGUEIRAS DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL DOBRADURAS EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EJA ENSINO RELIGIOSO ESQUEMA CORPORAL ESTAÇOES DO ANO EXPERIÊNCIAS feira literária escolar FESTA JUNINA FOLCLORE FORMAÇÃO HUMANA HIGIENE CORPORAL HIPÓTESES DA ESCRITA IDENTIDADE INCLUSÃO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDISCIPLINA INGLÊS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGO DA MEMÓRIA JOGOS JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO LEGISLAÇÃO LIBRAS MATEMÁTICA MATERNAL MEIO AMBIENTE MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM MOLDES INTERESSANTES MONTEIRO LOBATO MÚSICAS NASCIMENTO DE JESUS NATAL NORMAS DE CONVIVÊNCIA NUMERAIS Organização da sala de aula ORIENTAÇÕES AOS PAIS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ORTOGRAFIA OS SENTIDOS para pais PLANEJAMENTO PLANOS DE AULA PONTILHADOS E TRACEJADOS PORTUGUÊS PRIMAVERA proclamação da republica PROJETO ABC DAS FLORES PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETOS PROVAS PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA recicláveis REGRAS E COMBINADOS SAÚDE SERES VIVOS SMILINGUIDO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO TEXTOS TRABALHANDO AS DIFERENÇAS VINÍCIUS DE MORAES VOGAIS VOLTA AS AULAS