TRABALHANDO A LINGUAGEM MUSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL. PLANO DE AULA


Introdução
Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

Objetivos
- Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo
- Comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos

Conteúdos específicos
Expressividade / Dança

Ano
As atividades aqui propostas podem ser adaptadas para a pré-escola.

Tempo estimado

20 a 30 minutos

Material necessário
Pedaços de tecido leve (quadrados de 50x50 cm)
Aparelho de som

Espaço
Uma sala grande. Se não houver um espaço sem móveis, prepare a sala antes, afastando mesas e cadeiras, privilegiando o espaço central. A música é muito importante e a cada momento da atividade vamos apresentar uma sugestão.

Desenvolvimento da atividade
As crianças e você também - devem estar descalças e usando roupas confortáveis!

1 Comece reunindo as crianças. A música pode ser alegre, como A Canoa Virou (Palavra Cantada, CD Cantigas de Roda). Sentados no chão numa grande roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa de pés: todos devem chegar para a frente arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem. Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Você pode enriquecer a brincadeira, sugerindo:
- O meio da roda é uma piscina!
- O meio da roda é uma grande gelatina!
- O meio da roda é um tapete de grama!

2 Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se movimentar, porém sem excitá-las demais. Sugestão: Loro (Egberto Gismonti, CD Circense).
Não se esqueça que, para as crianças pequenas, o entorno simbólico é muito importante para a atividade. Diga a eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela...

Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.

Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão...
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo...
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga...

Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta...
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão...

Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos...

Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas...

3 Distribua para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para cada um. É importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem a sala manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala com os tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar pintada o chão, as paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum pedaço da sala pode ficar sem pintar. Sugestão de música: Peixinhos do Mar (Milton Nascimento, CD Sentinela).

4 Sempre ao som de uma música (por exemplo Fome Come, da Palavra Cantada, CD Canções de Brincar), sugira uma brincadeira que as crianças adoram: peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo:
- com a cabeça
- com a barriga
- com o braço
- com o cotovelo
- com os pés
- com as costas
- com o bumbum
- com as palmas das mãos etc.

5 Para terminar, um gostoso relaxamento. Sugestão de música: Palhaço (Egberto Gismonti, CD Circense).

Organize as crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de algodão ou mesmo um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes Visuais.
Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e partes do seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito especial das crianças, que, assim, cuidam umas das outras após uma atividade movimentada.

Avaliação
O recém-publicado documento Orientações Curriculares Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo observa que a avaliação que mais deve interessar o professor não é aquela que compara diferentes crianças, mas a que compara uma criança com ela mesma, dentro de certo período de tempo. Assim, o professor tem na observação o melhor instrumento para avaliar a aprendizagem dos pequenos: eles participaram da atividade? Em qual momento se envolveram mais? O que foi mais desafiador para cada criança? E para o grupo? Essas e outras perguntas ajudam inclusive o professor a planejar as próximas atividades, mantendo ou modificando suas propostas dentro do campo de experiências do Movimento para as crianças.


Cadastre-se e Receba as Postagens por Email

Digite seu Email:


Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.

6 comentários :

  1. Parabens..!!muito bom,tudo que esta postado,fico feliz que exista pessoas assim como vc,que divide o conhecimento,...entende ao que me refiro?,algumas veem o conhecimento como um tipo de vaidade,e isso e mal,e triste...bom Natal,muita saude,paz e amor por tudo e por todos.

    Cris Cabral

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo Carinho... fico sempre emocionada com recadinhos assim... Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  3. legal compartilhar com os colegas professores o seu trabalho

    ResponderExcluir
  4. legal muito bom,vai me ajudar muito.mande para o meu email.

    ResponderExcluir
  5. Adorei muito obrigada, me ajudou bastate!

    ResponderExcluir

Comenta vai... Assim você me incentiva!

Como Salvar as Imagens do Blog

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção: EXIBIR IMAGEM

Clique na imagem que aparecer; novamente com o direito, e escolha SALVAR IMAGEM COMO.

Escolha a pasta do seu pc para ser salva e pronto.

Marcadores

5º ANO Adivinhações AGRESSIVIDADE INFANTIL ALFABETIZAÇÃO Alfabetização 2º Ano Alfabeto de Trenzinho ALFABETOS ALIMENTAÇÃO Ambiente Alfabetizador ANIMAIS ARTE COM CD USADO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ATIVIDADES CIRCO Atividades Com a Letra B Atividades Com a Letra C Atividades Com a Letra D Atividades Com a Letra F Atividades Com Alfabetos Atividades Com Parlendas ATIVIDADES COM SUCATA Atividades Com Vogais Atividades de Letramento ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS Atividades de Sequência Numérica Atividades de Vogal e Consoante Atividades do Dia Do Índio atividades educação infantil ATIVIDADES PARA O 3° ANO ATIVIDADES PÁSCOA ATIVIDADES SOBRE A CASA ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA Atividades: Letramento Atividades: Linguagem Escrita Atividades: Ordem Alfabética AUTISMO AVALIAÇÕES BRINQUEDOS DE PAPEL CADERNOS DE ATIVIDADES CALENDÁRIOS CALENDÁRIOS 2014 CALIGRAFIA CAPAS PARA CADERNO CARNAVAL CAÇA PALAVRAS circo CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A COMO ALFABETIZAR CONCEITOS MATEMÁTICOS CONSCIÊNCIA NEGRA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COORDENAÇÃO MOTORA COPA DO MUNDO CORES CORPO HUMANO CRECHE CURSOS ONLIINE Datas Comemorativas: Páscoa DECOUPAGE DESENHOS PARA COLORIR DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DIA DA CRIANÇA DIA DA ESCOLA DIA DA INDEPENDÊNCIA DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DIA DA ÁRVORE Dia das Crianças DIA DAS MÃES DIA DO CIRCO DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO SOLDADO DIA DO TRABALHO DIA DO ÍNDIO DIA DOS PAIS DIA E NOITE ATIVIDADES DIA INTERNACIONAL DA MULHER DICAS PARA BLOGUEIRAS Dificuldades Ortográficas Atividades DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL Ditado Recortado Ditado Silábico DOBRADURAS Educação Infantil EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO ENSINO RELIGIOSO Escola ESQUEMA CORPORAL ESTAÇOES DO ANO Estações do Ano EXPERIÊNCIAS feira literária escolar FESTA JUNINA FIGURAS GEOMÉTRICAS FOLCLORE FORMAÇÃO HUMANA Grupos de Palavras: Sílaba Simples Higiene HIGIENE CORPORAL HIPÓTESES DA ESCRITA História Dona Baratinha e Atividades IDENTIDADE INCLUSÃO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDISCIPLINA INGLÊS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGO DA MEMÓRIA JOGOS JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO JOGOS E BRINCADEIRAS LEGISLAÇÃO LEMBRANCINHAS DE PÁSCOA Letras Inciais Letras Inciais dos Nomes LIBRAS MATEMÁTICA MATERNAL MEIO AMBIENTE MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM Mensagens MOLDES MOLDES INTERESSANTES MONTEIRO LOBATO MORADIAS MÚSICAS NASCIMENTO DE JESUS NATAL Natureza e Sociedade NORMAS DE CONVIVÊNCIA NUMERAIS Organização da sala de aula ORIENTAÇÕES AOS PAIS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ORTOGRAFIA OS SENTIDOS Outono Palavras Cruzadas para pais PLANEJAMENTO PLANOS DE AULA PONTILHADOS E TRACEJADOS PORTUGUÊS PRIMAVERA proclamação da republica PRODUÇÃO DE TEXTO PROJETO ABC DAS FLORES PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETOS PROVAS PÁSCOA PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA recicláveis REGRAS E COMBINADOS SAÚDE SEMANA DO TRÂNSITO Sequência Temporal SERES VIVOS SMILINGUIDO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO TABUADA Texto: Alfabetização Texto: Letramento Texto: Parlendas TEXTOS TEXTOS INTERESSANTES TRABALHANDO AS DIFERENÇAS Trabalhando Com Nome Próprio trânsito TURMA DA MÔNICA VINÍCIUS DE MORAES VOGAIS Vogais Cursivas VOLTA AS AULAS