TRABALHANDO A SAÚDE BUCAL. PLANO DE AULA

 Objetivos
- Entender as funções dos dentes.
- Conhecer uma das principais doenças bucais: a cárie.
- Aprender a maneira correta de escovar os dentes.
- Compreender algumas ações que favorecem a manutenção da saúde bucal.

Conteúdos
- Saúde bucal.
- Cárie.
- Higiene bucal.

Anos
1º e 2º.

Tempo estimado
Três aulas.

Material necessário
Projetor, computador com acesso à internet, escovas de dente, creme dental, fio dental e enxaguante bucal.

Flexibilização para deficiência física (cadeirante com pouca mobilidade de membros superiores) 
Escova de dente com cabo adaptado.
Desenvolvimento
1ª etapa
Dê início aos trabalhos perguntando: “Por que o homem e muitas outras espécies animais têm dentes na boca?”. A ideia é que eles reflitam sobre as principais funções dos dentes. Basicamente, são três: triturar (possibilitando a ingestão de alimentos sólidos), auxiliar a falar claramente (a pronúncia de algumas palavras só é possível quando encostamos a ponta da língua nos dentes, como no caso das palavras sapato, casa e zangão, entre muitas outras) e estética (dentes brancos e bem cuidados são sinônimo de um belo sorriso). Converse com a garotada sobre essas funções e chame a atenção para a necessidade de cuidarmos bem dos nossos dentes. Finalize a etapa antecipando um pouco do conteúdo que será discutido na próxima fase da atividade. Isso pode ser feito lançando mais uma questão para a turma: “Quais são os cuidados que vocês consideram importantes para cuidar dos dentes e mantê-los sempre saudáveis?”. O objetivo é investigar se os alunos têm alguma noção de saúde bucal e se sabem que a manutenção dos nossos dentes está diretamente ligada a ela.

Flexibilização para deficiência física (cadeirante com pouca mobilidade de membros superiores)
Estimule a participação do aluno com deficiência nas discussões com perguntas que ele possa responder simplesmente concordando ou discordando.

2ª etapa
Faça mais algumas perguntas para a turma: “O que é saúde bucal? O que vocês consideram importante fazer para cuidar da boca?”. É provável que os alunos relacionem saúde bucal apenas com o estado de conservação dos dentes. Nesse caso, chame a atenção de todos para o fato de que saúde bucal é um conceito muito mais abrangente do que isso e está relacionado com a saúde da boca toda, ou seja, do conjunto formado por dentes, gengivas e língua. Explique também que, para manter a boca sempre em bom estado, é preciso escovar os dentes corretamente, usar fio dental diariamente, evitar comer entre as refeições e usar produtos de higiene, como creme dental com flúor. Para antecipar o que será discutido na próxima etapa, lance as seguintes questões: o que é cárie? Por que ela ocorre? Reserve alguns minutos para que as crianças exponham suas opiniões.

3ª etapa
Insista no questionamento: “Qual é a razão da presença de cáries?”. A intenção é verificar se os alunos entendem que essa é uma das principais doenças da boca tanto entre crianças quanto entre adultos e que, na maioria das vezes, ela é causada pela má escovação dos dentes. Explique que a cárie é uma forma de deterioração do dente e que é formada pela degradação de restos de alimentos que ingerimos – onde os restos se acumulam e permanecem até que sejam eliminados pela escovação, as bactérias que vivem no interior da nossa boca entram em ação, degradando os açúcares e produzindo ácidos que, por sua vez, corroem a superfície dos dentes. É a isso que chamamos cárie. Pergunte de quais maneiras podemos evitar esse problema Espera-se que as crianças sejam capazes de argumentar que, para que evitemos a formação de cáries, uma das medidas é fazer uma escovação correta dos dentes. Se julgar necessário, auxilie os alunos a chegar a essa conclusão.

4ª etapa
Nesta fase, você terá de usar um projetor conectado a um computador com acesso à internet (a atividade pode ser organizada tanto na sala de aula quanto na sala de informática, caso a escola tenha uma). Pela ordem, exiba os seguintes vídeos para os alunos: Uso do Fio Dental, Higienização da Língua, Escovação e Enxaguante Bucal. Depois de exibir as quatro animações, promova uma discussão com a classe a fim de verificar se os alunos entenderam qual é a maneira mais adequada de higienizar a boca com o objetivo de prevenir a formação de cáries (mantendo, assim, uma boa saúde bucal). Para isso, faça mais algumas perguntas: “Por que precisamos usar fio dental? Qual é a função do creme dental e da escova de dentes durante a escovação? Qual é a função do enxaguante bucal?”.

Avaliação
Divida os alunos em duplas. Inicialmente, peça que um dos integrantes de cada equipe escove os dentes do parceiro, utilizando escova de dente, creme dental, fio dental e enxaguante bucal. O estudante que teve sua boca higienizada deverá atribuir ao trabalho realizado pelo parceiro uma nota de 0 a 10, justificando-a por meio de um registro, e vice-versa. Após ambos terem produzido os respectivos registros, peça que os entreguem a você. Avalie se nesses registros aparecem as ideias discutidas nas etapas anteriores.
Flexibilização para deficiência física (cadeirante com pouca mobilidade de membros superiores)
Faça dupla com o aluno portador de deficiência física e utilize uma escova adaptada na atividade proposta como avaliação. Antes de o grupo iniciar a atividade, estudante e professor podem servir de modelo em uma demonstração para a classe de como realizar os procedimentos.
 
Cadastre-se e Receba as Postagens por Email

Digite seu Email:


Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.

4 comentários:

  1. parabéns, você é muito inteligente!!!!!! ótimo

    ResponderExcluir
  2. amei todo material!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Como foi realizado o treino de higiene bucal com o aluno cadeirante?
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Comenta vai... Assim você me incentiva!

Como Salvar as Imagens do Blog

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção: EXIBIR IMAGEM

Clique na imagem que aparecer; novamente com o direito, e escolha SALVAR IMAGEM COMO.

Escolha a pasta do seu pc para ser salva e pronto.

Você Curte? Dá um Joinha!

Marcadores

AGRESSIVIDADE INFANTIL ALFABETIZAÇÃO ALFABETOS ALIMENTAÇÃO ANIMAIS ARTE COM CD USADO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ATIVIDADES CIRCO ATIVIDADES COM SUCATA ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS atividades educação infantil ATIVIDADES PARA O 3° ANO ATIVIDADES PÁSCOA ATIVIDADES SOBRE A CASA ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA AUTISMO AVALIAÇÕES BRINQUEDOS DE PAPEL CADERNOS DE ATIVIDADES CALENDÁRIOS CALENDÁRIOS 2014 CAPAS PARA CADERNO CARNAVAL CAÇA PALAVRAS CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A COMO ALFABETIZAR CONCEITOS MATEMÁTICOS CONSCIÊNCIA NEGRA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COORDENAÇÃO MOTORA COPA DO MUNDO CORES CORPO HUMANO CRECHE DECOUPAGE DESENHOS PARA COLORIR DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DIA DA CRIANÇA DIA DA ESCOLA DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DIA DA ÁRVORE DIA DAS MÃES DIA DO CIRCO DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO SOLDADO DIA DO TRABALHO DIA DO ÍNDIO DIA DOS PAIS DIA E NOITE ATIVIDADES DIA INTERNACIONAL DA MULHER DICAS PARA BLOGUEIRAS DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL DOBRADURAS EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EJA ENSINO RELIGIOSO ESQUEMA CORPORAL ESTAÇOES DO ANO EXPERIÊNCIAS feira literária escolar FESTA JUNINA FOLCLORE FORMAÇÃO HUMANA HIGIENE CORPORAL HIPÓTESES DA ESCRITA IDENTIDADE INCLUSÃO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDISCIPLINA INGLÊS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGO DA MEMÓRIA JOGOS JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO LEGISLAÇÃO LIBRAS MATEMÁTICA MATERNAL MEIO AMBIENTE MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM MOLDES INTERESSANTES MONTEIRO LOBATO MÚSICAS NASCIMENTO DE JESUS NATAL NORMAS DE CONVIVÊNCIA NUMERAIS Organização da sala de aula ORIENTAÇÕES AOS PAIS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ORTOGRAFIA OS SENTIDOS para pais PLANEJAMENTO PLANOS DE AULA PONTILHADOS E TRACEJADOS PORTUGUÊS PRIMAVERA proclamação da republica PROJETO ABC DAS FLORES PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETOS PROVAS PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA recicláveis REGRAS E COMBINADOS SAÚDE SERES VIVOS SMILINGUIDO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO TEXTOS TRABALHANDO AS DIFERENÇAS VINÍCIUS DE MORAES VOGAIS VOLTA AS AULAS