.

.

NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. HIPÓTESES INFANTIS

 Queridas, fiz este vídeo sobre os níveis da escrita da criança, como é meu primeiro vídeo tive alguns probleminhas portanto ele ficou dividido em duas partes... os próximos ficarão melhores com certeza... não riam de minha desenvoltura desajeitada frente a câmera... rsrs, afinal não sou artista né... espero contribuir para prática de vocês com este vídeo e que mandem sugestões para os próximos.
Beijos!
Patrícia


A caracterização de cada nível não e determinante, podendo a criança estar em um nível ainda com características do nível anterior. Essas situações são mais freqüentes nos níveis Intermediários I e II, onde freqüentemente podemos nos deparar com contradições na conduta da criança e nos quais se percebe a perda de estabilidade do nível anterior e a não estabilidade no nível seguinte, evidenciando o conflito cognitivo.










• NÍVEL 1: HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA;

- não estabelece vinculo entre fala e escrita;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
- usa letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma palavra;
- caracteriza uma palavra como letra inicial;
- tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever;




• NÍVEL 2: INTERMEDIÁRIO I;

- começa ater consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e a escrita;
- começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
- conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.


• NÍVEL 3: HIPÓTESE SILÁBICA;
- já supõe que a escrita representa a fala;
- tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
- já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba;
- em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.


• NÍVEL 4: HIPÓTESE SILÁBICO-ALFABÉTICA OU INTERMEDIÁRIO II;
- inicia a superação da hipótese silábica;
- compreende que a escrita representa o som da fala;
- passa a fazer uma leitura termo a termo; (não global)
- consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável. Por exemplo, CAL para cavalo.


• NÍVEL 5: HIPÓTESE ALFABÉTICA.

- compreende que a escrita tem função social;
- compreende o modo de construção do código da escrita;
- omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
- não tem problemas de escrita no que se refere a conceito;
- não e ortográfica e nem léxica.















Cadastre-se e Receba as Postagens por Email

Digite seu Email:













Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.

11 comentários:

  1. Muito legal a sua inciativa, Patrícia!
    Quando comecei a carreira, há 11 anos, conhecer os níveis de escrita da criança foi um divisor de águas pra mim! Fiquei fascinada em perceber quanta coisa meu aluno sabia sobre a escrita.
    Desde então me tornei uma apaixonada pela alfabetização. Atuo no 1º segmento do Ensino Fundamental na rede pública do Rio de Janeiro, sou formada em Letras e recentemente concluí o Mestrado em Linguística, pesquisando os atuais livros de alfabetização.
    Fico feliz quando vejo alfabetizadoras com você multiplicando o conhecimento prático e teórico que tem, ajudando colegas a se capacitarem em uma profissão, mais que isso, em uma missão tão importante e valorosa como a nossa!
    Parabéns!!
    p.s. Você me incentivou a fazer um blog...é uma forma bem legal de compartilhar nossas experiências e saberes! :)
    Grande abraço,
    Raquel Oliveira do Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a sua inciativa, Patrícia!
    Quando comecei a carreira, há 11 anos, conhecer os níveis de escrita da criança foi um divisor de águas pra mim! Fiquei fascinada em perceber quanta coisa meu aluno sabia sobre a escrita.
    Desde então me tornei uma apaixonada pela alfabetização. Atuo no 1º segmento do Ensino Fundamental na rede pública do Rio de Janeiro, sou formada em Letras e recentemente concluí o Mestrado em Linguística, pesquisando os atuais livros de alfabetização.
    Fico feliz quando vejo alfabetizadoras com você multiplicando o conhecimento prático e teórico que tem, ajudando colegas a se capacitarem em uma profissão, mais que isso, em uma missão tão importante e valorosa como a nossa!
    Parabéns!!
    p.s. Você me incentivou a fazer um blog...é uma forma bem legal de compartilhar nossas experiências e saberes! :)
    Grande abraço,
    Raquel Oliveira do Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Valeu Patricia vai me ajudar muito.
    Fico feliz por vc ser uma pessoa que compartilha seus conhecimentos não fica só para si.
    PARABÉNS! CONTINUE ASSIM QUE DEUS TE ABENÇÕE HOJE E SEMPRE.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Patrícia, você se preocupou em trazer exemplos, muito bom ! Parabéns, vou divulgar seu blog com muito prazer.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado! foi muito bem elaborado as explicações.

    ResponderExcluir
  6. muito bom ter ideia de alfabetizar com os conhecimentos da escrita . torna o trabalho mais prazeroso.

    ResponderExcluir
  7. amei, estou fazendo pedagogia queria mais!!!

    ResponderExcluir
  8. Amei Professora Patricia estou fazendo Pedagogia queria maissssss!!! Abraços

    ResponderExcluir
  9. Você vai nos mandar mais? Estou esperando Abençoada.

    ResponderExcluir

Comenta vai... Assim você me incentiva!

Como Salvar as Imagens do Blog

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção: EXIBIR IMAGEM

Clique na imagem que aparecer; novamente com o direito, e escolha SALVAR IMAGEM COMO.

Escolha a pasta do seu pc para ser salva e pronto.

Você Curte? Dá um Joinha!

Marcadores

AGRESSIVIDADE INFANTIL ALFABETIZAÇÃO ALFABETOS ALIMENTAÇÃO ANIMAIS ARTE COM CD USADO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ATIVIDADES CIRCO ATIVIDADES COM SUCATA ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS atividades educação infantil ATIVIDADES PARA O 3° ANO ATIVIDADES PÁSCOA ATIVIDADES SOBRE A CASA ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA AUTISMO AVALIAÇÕES BRINQUEDOS DE PAPEL CADERNOS DE ATIVIDADES CALENDÁRIOS CALENDÁRIOS 2014 CAPAS PARA CADERNO CARNAVAL CAÇA PALAVRAS CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A COMO ALFABETIZAR CONCEITOS MATEMÁTICOS CONSCIÊNCIA NEGRA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COORDENAÇÃO MOTORA COPA DO MUNDO CORES CORPO HUMANO CRECHE DECOUPAGE DESENHOS PARA COLORIR DIA DA CRIANÇA DIA DA ESCOLA DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DIA DA ÁRVORE DIA DAS MÃES DIA DO CIRCO DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO SOLDADO DIA DO TRABALHO DIA DO ÍNDIO DIA DOS PAIS DIA E NOITE ATIVIDADES DIA INTERNACIONAL DA MULHER DICAS PARA BLOGUEIRAS DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL DOBRADURAS EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EJA ENSINO RELIGIOSO ESQUEMA CORPORAL ESTAÇOES DO ANO EXPERIÊNCIAS feira literária escolar FESTA JUNINA FOLCLORE FORMAÇÃO HUMANA HIGIENE CORPORAL HIPÓTESES DA ESCRITA IDENTIDADE INCLUSÃO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDISCIPLINA INGLÊS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGO DA MEMÓRIA JOGOS JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO LEGISLAÇÃO LIBRAS MATEMÁTICA MATERNAL MEIO AMBIENTE MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM MOLDES INTERESSANTES MONTEIRO LOBATO MÚSICAS NASCIMENTO DE JESUS NATAL NORMAS DE CONVIVÊNCIA NUMERAIS Organização da sala de aula ORIENTAÇÕES AOS PAIS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ORTOGRAFIA OS SENTIDOS para pais PLANEJAMENTO PLANOS DE AULA PONTILHADOS E TRACEJADOS PORTUGUÊS PRIMAVERA proclamação da republica PROJETO ABC DAS FLORES PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETOS PROVAS PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA recicláveis REGRAS E COMBINADOS SAÚDE SERES VIVOS SMILINGUIDO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO TEXTOS TRABALHANDO AS DIFERENÇAS VINÍCIUS DE MORAES VOGAIS VOLTA AS AULAS