PLANO DE AULA DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA

Também a pedidos da leitora Graziele segue o plano de aula sobre direitos e deveres da criança.
 
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
 
A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolverá habilidades lógicas e linguisticas; bem como poderá construir sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e deveres no interior da escola. A concentração e a atenção dos/as alunos/as também poderão ser trabalhadas nas atividades propostas.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as os combinados da turma com relação aos direitos e deveres da criança no interior da escola e dialogue sobre o que já sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos

Para esta aula sugerimos que você professor/a, procure trabalhar com as crianças o significado das palavras: direitos e deveres. Para isso, converse com a turma e possibilite a fala de cada criança sobre o tema. Registre as falas em uma cartolina e depois a fixe-a na sala de aula, para que toda a turma possa consultar o cartaz confeccionado.
Após este momento, explique para a turma que todas as pessoas têm direitos, mas também têm deveres e ressalte a importância de conhecê-los e compreendê-los. Questione a turma com a seguinte pergunta: por que precisamos ter direitos e deveres?. Nesta discussão você estará contribuindo para que compreendam que os direitos e deveres existem para possibilitar melhor convivência. Agora, proponha uma atividade de registro no caderno dos/as alunos/as seguindo as orientações abaixo:

Muito bem! Estamos descobrindo muitas coisas sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Agora, que tal registrar, no quadro abaixo, a sua opinião sobre os deveres que você tem:
 
Deveres com:
 
Os colegas
A escola
A família
Você mesmo




Professor/a depois dos/as alunos/as terminarem os registros, propicie um momento de discussão e socialização das suas respostas. Faça uma roda de conversa com a turma, se preferir você poderá sugerir que os/as alunos/as troquem os cadernos para um/a ler a resposta do/a outro/a.

Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos
Com esta aula, você professor/a proporcionará uma reflexão sobre os direitos e deveres das crianças na sala de aula. É importante destacar, que um ambiente autônomo é construído a partir da voz de todos/as aqueles/as que vivenciam este espaço. Por isso, descubra o que as crianças pensam sobre seus direitos e deveres na sala de aula. Organize a turma em duplas e peça que conversem sobre os direitos e deveres das crianças em sala de aula. Cada dupla deverá registrar suas opiniões no próprio caderno.
Depois, abra a discussão para o grupo e construa um cartaz coletivo com as respostas das crianças. Siga a instrução abaixo:
Combinados da Turma
Meus direitos na sala de aula                                Meus deveres na sala de aula
 Este cartaz poderá ser fixado na parede da sala de aula e ter a assinatura de todas as crianças, firmando compromisso com o que foi escrito.
Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos
Nesta aula professor/a você trabalhará com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, utilize a história da Turma da Mônica, criada por Maurício de Souza, para instigar a curiosidade das crianças. Por meio dos quadrinhos e de seus personagens alegres e simpáticos, a mensagem dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes é trabalhada de maneira lúdica e prazerosa.
Para ter acesso a história completa, clique aqui
Professor/a faça a leitura com a turma e possibilite um tempo para que os/as alunos/as façam a leitura das imagens dos quadrinhos. A turma poderá estar organizada em dupla. Após a leitura da história e das descobertas feitas, converse com as crianças sobre algumas partes da história:






Avaliação

A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação à reflexão e compreensão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes foram alcançados pela turma. A sua observação e registro ao longo das atividades são importantes para analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante as mesmas. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, você professor/a possibilitará que a avaliação contemple seus/suas alunos/as. A partir daí reorganize suas ações.
 
Cadastre-se e Receba as Postagens por Email

Digite seu Email:


Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.

16 comentários:

  1. Olá.

    As palavras
    que ensinam
    com o afeto da ternura
    são preciosas.
    Tem o dom
    de transformar
    o mundo.

    Que os sonhos te envolvam
    a vida, sempre...

    ResponderExcluir
  2. este projeto é bem legal. me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. adorei sua proposta sobre como trabalhar o Eca.Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  4. adorei sua proposta sobre como trabalhar o Eca.Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  5. perfeito eu so queria atividades com multi brincando atualidades curtindo a leitura artes com datas comemorativas de cada més

    ResponderExcluir
  6. Camilla Godinho: Adoreeeeei, muito bom o plano de aula... Não conhecia está história da Turma da Mônica. Com certeza me ajudou e muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da aula , vai me ajudar muito !

    ResponderExcluir
  8. Excelente plano de aula,adorei.Isso irá me ajudar muito a trabalhar direitos e deveres com meus alunos.
    Obrigada mesmo!!
    Adoro todos planos aqui do Cantinho da Educação Infantil!!

    ResponderExcluir
  9. Excelente plano de aula,adorei.Isso irá me ajudar muito a trabalhar direitos e deveres com meus alunos.
    Obrigada mesmo!!
    Adoro todos planos aqui do Cantinho da Educação Infantil!!

    ResponderExcluir
  10. Excelente plano de aula,adorei.Isso irá me ajudar muito a trabalhar direitos e deveres com meus alunos.
    Obrigada mesmo!!
    Adoro todos planos aqui do Cantinho da Educação Infantil!!

    ResponderExcluir
  11. adorei estas atividades,
    elas podem ser lidas por várias idades,
    elas me ajudaram muito,
    explicaram sobre direito
    e outras coisas que eu respeito,
    pedirei bem assim,
    mas parece que chegou o FIM.

    ResponderExcluir
  12. adorei o seu plano de aula,me deu umas ideias aproveitaveis,bjos!

    ResponderExcluir
  13. Que plano maravilhoso amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  14. Excelente plano de aula! Reflete a qualificação e o aperfeiçoamento de um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Essa história completa está no site da unicef:
    http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_14792.htm

    ResponderExcluir

Comenta vai... Assim você me incentiva!

Como Salvar as Imagens do Blog

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção: EXIBIR IMAGEM

Clique na imagem que aparecer; novamente com o direito, e escolha SALVAR IMAGEM COMO.

Escolha a pasta do seu pc para ser salva e pronto.

Você Curte? Dá um Joinha!

Marcadores

AGRESSIVIDADE INFANTIL ALFABETIZAÇÃO ALFABETOS ALIMENTAÇÃO ANIMAIS ARTE COM CD USADO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ATIVIDADES CIRCO ATIVIDADES COM SUCATA ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS atividades educação infantil ATIVIDADES PARA O 3° ANO ATIVIDADES PÁSCOA ATIVIDADES SOBRE A CASA ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA AUTISMO AVALIAÇÕES BRINQUEDOS DE PAPEL CADERNOS DE ATIVIDADES CALENDÁRIOS CALENDÁRIOS 2014 CAPAS PARA CADERNO CARNAVAL CAÇA PALAVRAS CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A COMO ALFABETIZAR CONCEITOS MATEMÁTICOS CONSCIÊNCIA NEGRA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COORDENAÇÃO MOTORA COPA DO MUNDO CORES CORPO HUMANO CRECHE DECOUPAGE DESENHOS PARA COLORIR DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DIA DA CRIANÇA DIA DA ESCOLA DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DIA DA ÁRVORE DIA DAS MÃES DIA DO CIRCO DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO SOLDADO DIA DO TRABALHO DIA DO ÍNDIO DIA DOS PAIS DIA E NOITE ATIVIDADES DIA INTERNACIONAL DA MULHER DICAS PARA BLOGUEIRAS DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL DOBRADURAS EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EJA ENSINO RELIGIOSO ESQUEMA CORPORAL ESTAÇOES DO ANO EXPERIÊNCIAS feira literária escolar FESTA JUNINA FOLCLORE FORMAÇÃO HUMANA HIGIENE CORPORAL HIPÓTESES DA ESCRITA IDENTIDADE INCLUSÃO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDISCIPLINA INGLÊS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGO DA MEMÓRIA JOGOS JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO LEGISLAÇÃO LIBRAS MATEMÁTICA MATERNAL MEIO AMBIENTE MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM MOLDES INTERESSANTES MONTEIRO LOBATO MÚSICAS NASCIMENTO DE JESUS NATAL NORMAS DE CONVIVÊNCIA NUMERAIS Organização da sala de aula ORIENTAÇÕES AOS PAIS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ORTOGRAFIA OS SENTIDOS para pais PLANEJAMENTO PLANOS DE AULA PONTILHADOS E TRACEJADOS PORTUGUÊS PRIMAVERA proclamação da republica PROJETO ABC DAS FLORES PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETOS PROVAS PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA recicláveis REGRAS E COMBINADOS SAÚDE SERES VIVOS SMILINGUIDO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO TEXTOS TRABALHANDO AS DIFERENÇAS VINÍCIUS DE MORAES VOGAIS VOLTA AS AULAS