PROJETO FOLCLORE PARA ENSINO FUNDAMENTAL

APRESENTAÇÃO

Todo e qualquer ser humano tem cultura.A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos.Alguns  fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são:família,grupos sociais a que pertencemos,o conhecimento que adquirimos da cultura científica,tecnológica,artística,literária,religião,meio ambiente,lembranças do passado,trabalho,estudo, os sistema político,contexto econômico,além de outros.

O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente.Eles dependem uns dos outros,convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos.Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural,agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos,como solidariedade,afeto,respeito,violência.Esse  conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.


O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico   de um povo.O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e  resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos”  contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.

Objetivos Gerais
  Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade,região ou do Brasil;
  Resgatar,vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
  Interessar-se  por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
  Incentivar  a entender a sabedoria popular  e sua influência e na vida social;
  Envolver  as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;

Conteúdos específicos   
Lendas típicas
Adivinhas
Leitura e escrita
Trava-línguas
Piadas                                   
Lendas da nossa região

Objetivos Específicos
Conhecer e resgatar  algumas lendas,inclusive as regionais;

Conhecer e valorizar a própria cultura;

Estabelecer relação entre o falado e o escrito;

Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;

Identificar-se como parte integrante da cultura popular;

Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região

Identificar o uso da linguagem formal e informal;

Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;

Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;

Cronograma das atividades:

Período de11/08 a 15/08
 Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
 Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.

Período de  18/08 a  19/09
Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
Montagem de murais.
Produções textuais como recontos.
Dramatizações de lendas.
Trabalhos de  arte: quebra cabeça,recorte e colagem e desenhos

Período de 22/08 a 03/10
        Filmes.
  Desenhos
                                                    Exposições dos trabalhos na culminância.



MAIS ATIVIDADES:


Muitas atividades sobre folclore
Folclore, diversas atividades


 
Cadastre-se e Receba as Postagens por Email

Digite seu Email:




Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.

16 comentários:

  1. Muito legal seu projeto! Vou utilizá-lo em uma turminha do 6° ano.

    ResponderExcluir
  2. adorei as sugestoes para trabalhar folclore.

    ResponderExcluir
  3. parabéns !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. parabens Deus continue te dando sabedoria, para nos ajudar nesta missão de ensinar bjosssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu projeto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom os projetos. Sendo assim os professores tem onde buscar subsiduos ,no processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo projeto!!!

    ResponderExcluir
  9. Projeto muito bem bolado, era tudo que precisava para minha turma do Tempo integral.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante, trouxe-me idéias legais. Parabéns pelo projeto

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante, truxe-me idéias legais. Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do seu projeto. Usou uma linguagem formal e de fácil compreensão. Vou utilizar com minha turma do 5º ano.
    Obrigada por postar atividades que servem de subsídios para os professores no processo ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o seu projeto irei usar na turma de 5 ano

    ResponderExcluir

Comenta vai... Assim você me incentiva!

Como Salvar as Imagens do Blog

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção: EXIBIR IMAGEM

Clique na imagem que aparecer; novamente com o direito, e escolha SALVAR IMAGEM COMO.

Escolha a pasta do seu pc para ser salva e pronto.

Você Curte? Dá um Joinha!

Marcadores

AGRESSIVIDADE INFANTIL ALFABETIZAÇÃO ALFABETOS ALIMENTAÇÃO ANIMAIS ARTE COM CD USADO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ATIVIDADES CIRCO ATIVIDADES COM SUCATA ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS atividades educação infantil ATIVIDADES PARA O 3° ANO ATIVIDADES PÁSCOA ATIVIDADES SOBRE A CASA ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA AUTISMO AVALIAÇÕES BRINQUEDOS DE PAPEL CADERNOS DE ATIVIDADES CALENDÁRIOS CALENDÁRIOS 2014 CAPAS PARA CADERNO CARNAVAL CAÇA PALAVRAS CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A COMO ALFABETIZAR CONCEITOS MATEMÁTICOS CONSCIÊNCIA NEGRA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COORDENAÇÃO MOTORA COPA DO MUNDO CORES CORPO HUMANO CRECHE DECOUPAGE DESENHOS PARA COLORIR DIA DA CRIANÇA DIA DA ESCOLA DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DIA DA ÁRVORE DIA DAS MÃES DIA DO CIRCO DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO SOLDADO DIA DO TRABALHO DIA DO ÍNDIO DIA DOS PAIS DIA E NOITE ATIVIDADES DIA INTERNACIONAL DA MULHER DICAS PARA BLOGUEIRAS DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL DOBRADURAS EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EJA ENSINO RELIGIOSO ESQUEMA CORPORAL ESTAÇOES DO ANO EXPERIÊNCIAS feira literária escolar FESTA JUNINA FOLCLORE FORMAÇÃO HUMANA HIGIENE CORPORAL HIPÓTESES DA ESCRITA IDENTIDADE INCLUSÃO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDISCIPLINA INGLÊS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGO DA MEMÓRIA JOGOS JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO LEGISLAÇÃO LIBRAS MATEMÁTICA MATERNAL MEIO AMBIENTE MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM MOLDES INTERESSANTES MONTEIRO LOBATO MÚSICAS NASCIMENTO DE JESUS NATAL NORMAS DE CONVIVÊNCIA NUMERAIS Organização da sala de aula ORIENTAÇÕES AOS PAIS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ORTOGRAFIA OS SENTIDOS para pais PLANEJAMENTO PLANOS DE AULA PONTILHADOS E TRACEJADOS PORTUGUÊS PRIMAVERA proclamação da republica PROJETO ABC DAS FLORES PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETOS PROVAS PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA recicláveis REGRAS E COMBINADOS SAÚDE SERES VIVOS SMILINGUIDO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO TEXTOS TRABALHANDO AS DIFERENÇAS VINÍCIUS DE MORAES VOGAIS VOLTA AS AULAS