Como ensinar crianças a amarrar seus cadarços

Como ensinar crianças a amarrar seus cadarços: Dicas e modelo para ensinar seu filho a amarrar seus cadarços.

Ensinar as crianças a amarrar seus cadarços pode ser um desafio para a paciência dos pais, e é por isso que muitos decidem atrasar essa aprendizagem e continuar a recorrer a sapatos velcro.

No entanto, aprender a amarrar os laços não é um passo para a autonomia infantil, mastambém representa uma das primeiras tarefas em que a criança terá que combinar os movimentos das habilidades motoras finas com a coordenação olho-mão. Além disso, é um ótimo exercício para promover a independência e a autoconfiança.

Como ensinar crianças a amarrar seus cadarços

Cinco dicas para ensinar seu filho a amarrar seus cadarços

1. Aguarde o momento certo

As crianças seguem diferentes linhas de desenvolvimento, portanto, todos não estão preparados na mesma idade para aprender a amarrar seus cadarços. A maioria adquire as habilidades necessárias entre 4 e 5 anos, embora as meninas geralmente estejam preparadas um pouco mais cedo. No entanto, cada criança é diferente, então, antes de ensinar-lhe a amarrar seus cadarços, você deve ter certeza de que ele já possui as habilidades manuais necessárias. Claro, você também deve estar disposto a aprender. Além disso, você deve escolher um momento calmo, não é conveniente que você tente ensinar enquanto estiver com pressa para começar a trabalhar. É melhor escolher um fim de semana.

2. Torne-se o modelo do seu filho

Uma grande parte do que as crianças aprendem, eles imitam adultos e, especialmente, seus pais, que são seus modelos preferidos. Portanto, se você quer que seu filho aprenda a amarrar seus cadarços, é suficiente para você se tornar seu padrão de aprendizagem. Isso significa que você deve se armar com paciência e amarrar os laços várias vezes, lentamente, para que a criança imite seus movimentos. É conveniente que você recorra a jogos e músicas, para que você faça deste aprendendo um momento divertido.

3. Ensine-a a usar os dedos dela

Amarrar os calçados é muito simples, uma vez que você sabe como fazê-lo e os movimentos foram automatizados, mas para crianças pode representar um verdadeiro desafio. Portanto, é importante que você primeiro mostre a ele como coordenar o movimento de seus dedos para segurar as cordas e passá-las de um lado para o outro. Pode parecer muito simples para você, mas lembre-se de que é difícil para as crianças fazer esse tipo de movimento. Será suficiente para você ajudá-lo a segurar o cabo e guiá-lo, primeiro colocando sua mão sobre o dele e depois instruindo-o a fazê-lo sozinho.

4. Mostre-lhe os movimentos para fazer o loop

Uma vez que a criança aprendeu a manobrar com os cordões, chegou o momento de ensinar-lhe os movimentos do arco. Primeiro, você deve aprender a fazer um X entrecruzado, com as extremidades do cordão e puxar fortemente para ambos. O segundo passo é fazer uma orelha de coelho com uma extremidade do cabo, enquanto toma a outra extremidade e passando-a ao redor do loop. Então, com o polegar e o indicador, você deve pegar o cordão em volta do loop para passar entre a orelha do coelho. Depois de ter passado o cabo, você deve puxar os dois lados, sempre em direções opostas, até o nó do laço ficar firme.

5. Permita que ele pratique

É importante que você motive a criança a repetir esses movimentos várias vezes, até se familiarizar com o procedimento. Obviamente, você deve se armar com paciência porque a maioria das crianças precisa de várias repetições antes de alcançar seu primeiro vínculo. Da mesma forma, você precisará continuar a praticar, até que os movimentos se tornem automáticos.


Como ensinar crianças a amarrar seus cadarços – Passo a passo

Antes de começarmos, devemos dizer que “a prática torna perfeita “, ou seja, quanto mais vezes uma criança pratica, mais rápido ele resolverá o problema de amarrar seus cadarços por conta própria.

Passos para ensinar uma criança a amarrar seus cadarços apenas:

Como ensinar crianças a amarrar seus cadarços - Passo a passo

Pegue um sapato com um cordão. É importante que a criança não coloque o sapato. Você pode emprestar um sapato adulto, isso chamará sua atenção. A ideia é levá-lo a amarrar seus cadarços sozinho.

Você também pode usar um modelo como este:

Siga o seguinte esquema :

  1. Prepare o sapato com todos os cordões cruzados.
  2. Tenha uma das dicas do sapato para a direita e outra para a esquerda.
  3. Faça ambas as partes cruzarem uma cruz e, em seguida, um dos pontos passa pelo arco que se formou.
  4. Pressione o nó que formamos no sapato.
  5. Em seguida, faça uma orelha no mouse com cada dica. Faça uma das extremidades juntar-se com a outra como se lhe desse um abraço.
  6. Coloque um dedo no meio deste cruzamento.
  7. Então uma das orelhas deve ser colocada dentro do arco e puxar ambas as orelhas para formar o arco dos laços amarrados.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA

5 DIFERENTES FORMAS DE AMARRAR SEUS CADARÇOS