Projeto valores

Selecionamos nesta postagem uma maravilhosa sugestão de Projeto valores para trabalhar na escola com alunos das series iniciais.

Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.

Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.

A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as “crenças”, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

Projeto valores

OBJETIVOS

O professor, entendendo que o agente principal da escola é o aluno, deverá:

  • compromissar-se com a filosofia de nossa escola;
  • propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
  • intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.

PROCEDIMENTOS

  • Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões
  • imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
  • Todos os docentes deverão ler, para suporte de seus enfoques, o Livro das virtudes para crianças de William Bennett. Editora Nova Fronteira.
  • Selecionar canções coerentes com as temáticas em voga.
  • Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
  • Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão.
  • Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões (ver sugestões).

Texto Reflexivo:

Compromissar-se com a Educação é refletirmos a cada dia a filosofia de nosso colégio: “Ensino Completo. Formação Integral”. Estamos vivendo a “Era do Conhecimento”, momento em que nenhuma pessoa pode parar de estudar, de reciclar-se. Contudo, o homem tem de saber filtrar as informações e o conhecimento significativo para aplicá-los no dia-a-dia; tem de saber gerenciar todo esse “saber” para não “estressar” e sentir-se útil e feliz na sociedade em que vive. Quando dirigimo-nos ao “conhecimento” não nos referimos apenas ao conhecimento formal mas, sim, ao conhecimento das experiências vividas, ao conhecimento do ser humano, dos acontecimentos do mundo. Atualmente surgem muitos cursos sobre o desenvolvimento pessoal e grupal, sobre como conviver e relacionar-se melhor, como ser mais feliz!

Sabedoria consiste em equilíbrio pessoal, em inteligência de nossas posturas e expressividades. Queremos preparar os nossos filhos para a vida. Para tanto, perguntamos: “Bastaria o conteúdo formal da escola?” “Resolveria para a transformação da sociedade, em que almejamos um mundo cada vez melhor, indivíduos que possuíssem muito conhecimento, mas não soubessem expressá-los?” “O que o mercado de trabalho exige hoje?” Exige iniciativa, argumentação, ética, divisão com o outro…SIM, É PRECISO IR ALÉM! Nossos alunos estarão atuando profissionalmente num amanhã muito breve. Ser um profissional, qualquer um pode ser, porém, tornar-se um grande profissional e uma grande pessoa é o desafio!

A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não houver a necessidade ou um desafio, ou ainda, uma problematização a ser resolvida. E é na relação que os valores tornam-se relevantes.

____________

Projeto valores

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Projeto valores”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.